#MANUAL

Não tem mágica, só física: é preciso diminuir a resistência do ar, o atrito com o solo e respeitar as leis da mecânica clássica. Veja como.

COMBUSTÍVEL?

COMO economizar

SOBE E DESCE

Para economizar nas ladeiras, acelere antes do início do aclive para não pisar forte no meio do caminho. Nas descidas, desça engrenado. Ao contrário do que se diz, é mais econômico (e seguro) que o ponto morto.

Andar com o vidro aberto não é uma boa – ainda mais na estrada. Acima dos 80 km/h, a entrada de ar aumenta a resistência aerodinâmica. Em velocidade constante, o acréscimo de consumo chega a 10%.

AS JANELAS

FECHE

Quanto mais pesado o veículo, mais energia você gasta para acelerar: cada 50 kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo. 

EXCESSO DE CARGA

A dica também vale para as bagagens e objetos que vão no rack do teto: ao aumentar a área frontal, você reduz a aerodinâmica do carro. Só use se for realmente necessário.

BAGAGEIRO

Você pode gastar até 17,8% mais combustível se estiver com os pneus murchos. Motivo: a área da roda em contato com o asfalto fica maior, o que aumenta a resistência ao rolamento.

DE OLHO NA RODA

Cheque a calibragem dos pneus sempre que for abastecer. Os modelos de baixa resistência ao rolamento, chamados de "verdes", gastam até 10% menos combustível.

COMO RESOLVER?

Na estrada, mais de 50% da energia gasta para mover o veículo é usada na superação do arrasto aerodinâmico. Ao meter o pé no acelerador, você aumenta a resistência aerodinâmica e de deslocamento. Carros entre 90 e 120 km/h tendem a consumir até 30% mais combustível. 

VÁ DEVAGAR

Evite arrancadas e freadas bruscas. Isso exige mais do motor. Sempre que possível, passe para a marcha mais alta: a marcha errada aumenta o consumo em 30%. 

ÁS NO VOLANTE

super.abril.com.br

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