um romance?

#manual

como escrever

Não consegue colocar a ideia que está na sua cabeça no papel?
A gente te dá uma mão.

 um romance? 

 como escrever 

Criar frases e parágrafos claros e concisos e estruturar uma boa narrativa são capacidades que podem ser aprendidas. Leia manuais de escrita e treine o seu olhar para notar os detalhes técnicos de grandes obras, como os arcos de cada personagem.

 não é dom. 
 é técnica. 

Tempo, enredo e cenário são importantes, mas seu livro não será nada sem ele. Paixões e conflitos internos bem pensados prendem mais o leitor do que uma trama mirabolante. Brás Cubas, personagem de Machado, levou uma vida banal – mas fascinante.

 desenvolva 
 o protagonista 

Concisa, ela deve resumir, em uma única frase, todo o livro. Depois, faça um resumo de uma página, detalhando a trama. Por fim, escreva um resumo expandido. Só depois parta para o romance. 

 crie uma 
 sinopse concisa 

Tente também responder: “Por que sou eu que devo contar essa história, e não outra pessoa? Qual visão única eu darei a ela?”. Vai te ajudar a não perder o fio da meada.

 objetivo claro 

Reescreva um conto do ponto de vista de outro personagem – ou mudando o tipo de narrador. Isso vai ajudá-lo a encontrar a melhor voz para aquela trama. Participe de oficinas de escrita criativa e troque figurinhas com outros aspirantes a autor.

 faça exercícios
 de escrita 

Procure alguém qualificado (e sincero) para revisar o seu livro. Não vale amigo que só sabe elogiar. Incomuns no Brasil, agentes literários oferecem uma visão comercial – e sugerem alterações.

 terminou o livro? 

Informe-se sobre como cada editora avalia um manuscrito (a maioria pede o livro completo; outras aceitam resumos). Fazer contatinhos no mercado editorial facilita as coisas, claro.

 te cuida, jabuti! 

Não se restrinja a editoras famosas: mande para quantas puder, sobretudo aquelas especializadas no gênero da sua história. Existem casas com foco em ficção científica, fantasia, poesia etc.

 aumente as   opções 

Participe de concursos literários. Obter uma boa classificação (ou menção honrosa) pode ser um chamariz para editoras, que vão considerá-lo com mais atenção. Cuidado com concursos picaretas.

 entre no páreo 

Leia o livro Escrever ficção: Um manual de criação literária (Companhia das Letras), de Luiz Antonio de Assis Brasil, que nos ajudou a montar esse manual.

 quer mais? 

super.abril.com.br

Veja essa e outras matérias em