Esqueça o que você aprendeu sobre aprender (rs). Variar ambientes, misturar conteúdos e trabalhar com recompensas são métodos essenciais para fixar o conteúdo.
É comum associar o conteúdo ao local de estudo. Leia sobre a 1ª Guerra na sala – e sobre a 2ª no quarto. Afinal, lembrar do que você comeu em restaurantes diferentes é mais fácil do que recordar os almoços tidos dentro de um mesmo refeitório.
Desligue tudo que rouba sua atenção, desde a tela do celular até o ar condicionado barulhento. Elimine também problemas básicos, como fome, frio ou qualquer desconforto físico. Dessa forma, você criará as condições ideais para se concentrar.
Ao invés de engatar no piloto automático em uma única matéria, troque de tema recorrentemente. Uma sequência de gramática, história e biologia exigirá mais do cérebro e, consequentemente, fará com que você retome a atenção aos estudos a cada novo tópico.
Dividir os estudos entre a quinta, sexta e sábado é melhor do que um domingo inteiro de dedicação. Quando você retoma o mesmo assunto depois de um tempo, seu cérebro faz uma revisão automática para então aprender coisas novas.
Tente se lembrar do conteúdo sem consulta. Recuperar uma ideia é diferente de tirar um livro da estante: lembrar altera a forma como a informação será arquivada, tornando-a mais acessível e relevante quando precisar dela novamente.
Cumprir tarefas dispara a sensação de prazer. Use isso a seu favor criando tarefas pequenas, como dividir um simulado inteiro em blocos de questões. O cérebro fica mais estimulado quando sabe que poderá ter recompensas no curto prazo.
A ordem de estudo das matérias deve ser da mais difícil para a mais fácil – ou da menos familiar para a mais conhecida. Assim, a sessão de estudo vai se tornando menos chata conforme progride, prevenindo desistências.
Estudar pensando apenas nos momentos de diversão é tão ruim quanto não estudar. Inclua no seu planejamento recompensas por dever cumprido: Se você seguir sua programação, poderá se dar ao luxo de uma sessão de cinema ou uma ida ao barzinho, por exemplo.
super.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em