Da lavagem à hora de guardar no armário, veja como prolongar o aspecto de novo de camisetas, calças e casacos.
Evite misturar tecidos – o atrito dos grossos com os mais finos pode formar aquelas bolinhas indesejadas. Feche zíperes e botões para que eles não se enrosquem em outras peças.
Deixe as roupas coloridas de molho por 15 minutos e lave-as em água fria, viradas do avesso. As brancas pedem mais molho (de uma a duas horas) e água quente.
Vire roupas coloridas e jeans do avesso e deixe-as na sombra, para não desbotar. As brancas podem pegar sol (mas recolha assim que ficarem prontas, o que preserva as fibras).
Para evitar peças deformadas, dobre as camisetas ao meio no varal; para calças e bermudas, use ao menos três prendedores, de modo que elas fiquem retas. Com camisas e jaquetas, ponha para secar já no cabide.
Opte por cabides grossos, como os de madeira. Os finos deformam as peças. O que você pouco usa (como paletós e vestidos) deve ficar em sacos de TNT, e não de plástico (a roupa precisa “respirar”).
Duas vezes por ano, esvazie o armário e desinfete o interior com um pano e um pouco de vinagre (se o seu guarda-roupas acumula umidade, faça isso a cada dois meses).
Suéteres e roupas de lã deformam facilmente. Por isso, não seque esse tipo de roupa no varal – mas sim numa superfície plana, apoiada numa toalha. No armário, não pendure – dobre.
Com jeans, o lance é lavar o menos possível, para não desbotar. Adie a ida à máquina deixando as peças respirarem e limpando sujeiras pontuais. Se não tiver jeito, lave-as viradas do avesso.
Não exagere no amaciante. Com toalhas, use metade da quantidade recomendada – e só depois da quinta lavagem, para que mantenham a capacidade de absorção. Alérgicos podem usar vinagre de álcool (na mesma quantidade).
Cheque as instruções da etiqueta de cada peça e confie nos modos de lavagem da sua máquina. Use-a com ⅔ da capacidade. Lotá-la pode prejudicar a performance.
Para remover bolinhas de tecido, não use lâminas de barbear. Opte por aparelhos “papa-bolinhas” (custam a partir de R$ 30). Ou improvise com um bolo de fita crepe. Só cuidado com fiapos: puxá-los podem comprometer a peça.
Peças delicadas vão em sacos protetores para protegê-las do atrito na máquina. Com roupas de cama, sacuda antes de pôr para lavar para se livrar de pelos e cabelo.
super.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em