Não basta apenas saber as regras. Conheça alguns truques para melhorar o seu jogo.
As jogadas iniciais (ou aberturas) mais comuns são feitas com os peões do rei
e da dama. Assim, você domina o
centro do tabuleiro e abre espaço
para mover cavalos e bispos.
Lembre-se: as brancas sempre começam. Com as pretas, você fica na retranca, esperando um erro do adversário.
Rainha vale mais que torre, que vale mais que cavalos e bispos, que valem mais que peões. Isso não tem a ver com pontuação, mas com utilidade. Se for para sacrificar uma peça, conceda uma de menor valor para capturar uma de maior valor.
Em apenas quatro lances, o Mate do Pastor é uma armadilha para novatos. Ele força a barra com um ataque ao peão das pretas da casa f7, que é defendido apenas pelo rei. Defenda-se jogando um peão na casa g6, o que força a rainha inimiga a recuar.
O roque é uma troca de posições entre o rei e qualquer uma das torres – que coloca a torre em jogo, mais perto do centro, e de quebra protege o rei. Faça-o cedo, e não como última alternativa.
Mas cuidado: existem algumas condições para fazer o roque. Não pode haver nenhuma peça entre torre e rei – e o rei não pode estar em xeque. Se ele já tiver se mexido, também não rola.
Um gambito é um sacrifício para obter uma vantagem de posicionamento. No gambito da rainha, as brancas abrem mão de um peão para dominar o centro.
No Chess.com – seja no site ou no app. Você pode jogar online, assistir a tutoriais e revisar suas partidas com auxílio do computador,
que explica seus erros.
Para melhorar no xadrez, o YouTube
é o seu melhor amigo. Em português, o canal Raffael Chess dá dicas de jogadas e faz análises de partidas e enxadristas famosos. Em inglês, vale conferir
o Gotham Chess.
super.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em