Aprenda as regras exatas do jogo, as melhores propriedades para comprar e até como "aproveitar" o seu tempo na prisão.
Você com certeza já jogou Banco Imobiliário. Ele surgiu em 1904 com o nome Landlord's Game ("Jogo do Proprietário"). A criadora, a americana Elizabeth Magie, desenvolveu um passatempo que criticava o capitalismo e a desigualdade de terras.
Alguns anos depois, a empresa Parker Brothers distorceu as bases do jogo e lançou Monopoly, que exaltava, justamente, a concentração de renda. Foi um sucesso, e ele chegou ao Brasil em 1944 pelo nome que você conhece.
Aí vai a primeira dica. O volume de responsabilidades com os outros jogadores pode atrapalhar o seu próprio jogo. Tome cuidado.
Não se esqueça de cobrar pequenos benefícios que podem passar despercebidos. Por exemplo: você ganha uma certa quantia toda vez que passa pela casa de início.
Há três jeitos de ser preso: caindo na casa, pegando uma carta punitiva ou tirando números iguais três vezes nos dados.
No começo do jogo, pague a fiança rápido ou não sobrarão bons terrenos para você. Ficar no xilindró é negócio no final, quando o tabuleiro é um campo minado de aluguéis.
Há um número finito de casas no jogo. Ou seja: ainda que construir hotéis vá garantir um aluguel maior, é melhor encher as suas propriedades com residências. A renda será razoável, e os outros jogadores ficarão com menos peças disponíveis para construir.
Para cobrar mais aluguéis, compre terrenos em que os jogadores passam mais (marcados em rosa). A regra básica: o lugar mais frequentado é a prisão, e o número mais comum no lançamento de dois dados é o 7. Ou seja: o paraíso fica a sete casas da cadeia.
Algumas regras inventadas, comuns em famílias brasileiras e gringas, injetam grana no jogo e atrasam o objetivo final (você só ganha quando todos os outros forem à falência).
O manual sugere mudanças para encurtar a partida. Você pode, por exemplo, agilizar o trâmite de construção de hotéis ou estipular um tempo máximo – quem tiver mais dinheiro ao final, vence.
O jogo não permite empréstimos feitos pelo banco ou entre jogadores. Está precisando de grana? Comece vendendo casas e hotéis ao banco – ele paga metade do preço.
Negociar propriedades entre jogadores é uma boa estratégia. Afinal, as construções só podem começar se você tiver todos os terrenos de um mesmo grupo de cores.
super.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em