Gatos usam 276 expressões faciais diferentes para interagir

Um dos primeiros estudos dedicados a investigar a comunicação entre felinos descobriu que seus rostos têm um leque de opções mais amplo que o nosso

 Gatos usam 276   expressões faciais   diferentes para   interagir 

A médica Lauren Scott e a psicóloga Brittany Florkiewicz passaram, ao todo, 150 horas no CatCafé Lounge em Los Angeles, observando gatinhos - um trabalho do sonhos para quem é fã dos bichanos. 

O objetivo da dupla de pesquisadoras não era curtir momentos de fofura. Elas queriam observar e listar as várias expressões faciais dos felinos, e como eles as utilizavam para se comunicarem. 

Estudos existentes sobre o tema se concentram na interação entre gatos e humanos – o que é natural, já que animais domésticos foram selecionados por sua capacidade de se comunicar conosco. Outro tópico de interesse são as expressões de dor, que são úteis para veterinários.

Lauren e Brittany, porém, queriam saber até que ponto os gatos se comunicam entre si usando seus rostos. E elas descobriram que eles são bem expressivos: ao longo do estudo, os 53 bichanos observados exibiram 276 expressões morfologicamente distintas uns para os outros.

Por "morfologicamente distintas", entenda: expressões que envolvem mover os mesmos músculos para alcançar uma configuração similar. Todo mundo sabe reconhecer sorriso e choro nas feições de outra pessoa, mesmo que cada rosto seja único. E o mesmo vale, é claro, para os animais.

276 é um número altíssimo: nós, humanos, temos "apenas" 44 expressões faciais diferentes. O estudo, evidentemente, excluiu expressões que não tinham intenção comunicativa, como mastigar, bocejar e respirar, por exemplo.

A coisa era detalhada: as tabelas de resultados levam em consideração lábios, dilatação das pupilas, posição das pálpebras e bigodes, o grau de contração dos músculos das orelhas etc.

As pesquisadoras descobriram que 45% das expressões eram amigáveis, 37% eram agressivas, e 18% não se enquadravam em nenhuma das categorias. O próximo passo agora, é descobrir mais especificamente a função de cada uma delas.

super.abril.com.br

Veja essa e outras matérias em

Texto por: Bruno Vaiano
Adaptado por: Leo Caparroz