Ele pode não te responder com palavras, mas alguns gestos sinalizam afeição e carinho. Saiba o que a ciência tem a dizer sobre esses sinais e aprenda a identificá-los.
Gatos têm uma lista de contatos olfativa: usam o cheiro para identificar membros de seu grupo social ou família. Essa forma de comunicação é extremamente importante para os felinos e pode ser um sinal de amizade com o seu bichano.
Através de glândulas odoríferas, os gatos secretam feromônios e marcam indivíduos e áreas. Elas estão localizadas na região próxima à cauda e na cabeça do gato. Portanto, se o seu gato esfrega a cabeça em suas pernas, saiba que ele está te identificando como amigo.
A maneira como seu animal te cumprimenta também diz se ele gosta de você. Enrolar a cauda em torno da perna ou bater a cabeça são versões felinas do “toca aqui”, dedicadas aos amigos mais próximos e aos humanos mais confiáveis.
Rolar e mostrar a barriga demonstra confiança. Ao se colocar em uma posição de vulnerabilidade, o gato indica que se sente seguro. Mas isso não significa que eles gostem de carinho nessa parte do corpo. Na verdade, preferem carícias na cabeça e no pescoço.
A forma como o gato te saúda também diz muito sobre como ele te vê. Ao trilar (uma mistura de miar e ronronar) os gatos indicam que estão felizes em vê-lo, já que esse cumprimento é reservado aos bons amigos.
Gatos costumam fixar o olhar quando encontram humanos estranhos (ou outros felinos que não conhecem). Por outro lado, são mais propensos a piscar lentamente para gatos com quem têm um bom relacionamento.
Pesquisas sugerem que as piscadas lentas estão associadas a um estado emocional positivo e podem ser um sinal de confiança, contentamento e afeto – como um sorriso. Se quiser retribuir o gesto, pisque também e talvez seu gato pisque de volta.
Os gatos são animais territoriais – protegem seu espaço e não gostam que o invadam. Se um gato permite que você chegue perto dele, isso sugere um vínculo estreito. Enrolar-se e dormir no seu colo também é um indício de profunda confiança.
Gestos de limpeza só acontecem entre felinos com um relacionamento afetuoso. Assim, lamber sua mão ou rosto pode ser considerada uma demonstração de carinho – apesar das suas línguas farpadas não serem lá muito delicadas.
super.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em