Como saber quais são os melhores longas de terror? Medir a alteração nos batimentos cardíacos pode ser uma boa. Veja quais são os maiores aceleradores de bpm.
Já entrou em uma discussão sobre qual filme de terror dá mais medo? O Science of Scare busca resolver essa questão. O levantamento foi feito em 2023 pela Moneysupermarket, uma empresa britânica que compara planos de TV por assinatura, internet e telefonia do Reino Unido
O ranking cinematográfico não é realmente científico, mas a estratégia de marketing da empresa é criativa – e emula, de certa forma, os métodos de pesquisas acadêmicas (por isso está na Super). Vamos lá.
250 voluntários assistiram a 50 filmes de terror, de uma lista especialmente curada. Seus seus corações eram monitorados durante o filme, levando em conta os batimentos por minuto (BPM) e a variação da frequência cardíaca (VFC).
Com base nesses parâmetros, o Science of Scare criou o Índice de Ciência do Susto (ICS), que vai de 0 a 100 (o inofensivo Shrek, por exemplo, tem um ICS de 3). Confira os melhores colocados na lista arrepiante:
O filme conta a história de um escritor que se muda com a família para uma casa isolada. Ao investigar um caso bizarro, os moradores são assombrados por uma entidade maligna, que coloca suas vidas em risco.
A Entidade marcou 96 pontos no índice. Teve uma média de 86 BPM (com picos de 131) e uma VFC 21% abaixo do normal. O filme desbancou o campeão do ano passado, jogado para a segunda posição:
Também conhecido como Cuidado Com Quem Chama, é uma produção de 57 minutos gravada no início da pandemia, e ficou com 95 de ICS. A história acontece numa tela de Zoom, com imagens captadas pelas câmeras dos computadores e celulares dos atores.
Host teve a maior média de batimentos por minuto: 88, que é 37,5% a mais que a média do ser humano em descanso (64 bpm). Na trama, seis amigos se reúnem por videoconferência em meio ao isolamento. Um espírito começa a invadir suas casas e eles precisam lutar para sobreviver.
Com ICS de 91, é recente na lista. Duas crianças que acordam no meio da noite e descobrem que seu pai desapareceu. Objetos, janelas e portas da casa também começam a sumir, e eles ficam presos com um espírito sádico e misterioso.
Atualmente uma franquia com 5 filmes, segue uma família cujo filho entra em coma inexplicavelmente. Depois de tratamentos ineficazes, os pais descobrem que algo está tentando possuir o menino. Com 90 ICS, também teve o maior susto, com pico de 133 bpm.
Outro que virou uma franquia de sucesso, gerou 88 ICS. Conta a história de dois investigadores paranormais renomados, contratados para averiguar os fenômenos que assombram uma família. É considerado um dos melhores filmes de assombração da década.
Com 82 bpm, é uma das produções inovadoras da lista. Foi elogiado pela crítica por focar no terror psicológico mais lento, ao invés de jogar demônio na tela. Acompanha a família Graham após a morte da avó, e os segredos perturbadores que eles herdaram.
Apesar da metodologia, esse não é um levantamento exatamente científico. A seleção dos voluntários, por exemplo, não é clara – e o processo não passa pela revisão de outros cientistas ou pessoas não envolvidas no estudo.
Além disso, a pesquisa não considera a opinião subjetiva dos telespectadores sobre as obras nem analisa filmes de língua não-inglesa. Também não verificam as regiões do cérebro que processam o medo (como a amígdala, o córtex pré-frontal e o hipotálamo).
Seja como for, vale como um bom ponto de partida para conhecer novos e clássicos filmes de terror – pode ser um ótimo lugar para procurar o que assistir no Halloween.
super.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em