Associar uma “cor” a um mês mostrou-se uma boa ferramenta de marketing para disseminar importantes questões de saúde. A campanha do Outubro Rosa (contra o câncer de mama) é uma das mais bem-sucedidas, e inspirou outras.
A campanha mais famosa que acontece no primeiro mês do ano é sobre saúde mental. Segundo a OMS, a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo e 11,5 milhões de brasileiros. Já os transtornos de ansiedade acometem 264 milhões (18,6 milhões no Brasil).
Há duas campanhas de conscientização. Fevereiro Roxo trata sobre o Alzheimer, doença neurodegenerativa que afeta mais de um milhão de brasileiros. Já a campanha Fevereiro Laranja alerta para a leucemia – um acúmulo de células malignas na medula óssea.
As duas campanhas de março são caracterizadas pelas cores lilás e azul marinho. Março Lilás dissemina informações sobre o câncer de colo de útero, enquanto Março Azul Marinho lembra do câncer colorretal, que acomete o intestino grosso e o reto.
Também há duas campanhas de conscientização. Abril Azul dissemina informações sobre o Transtorno do Espectro Autista, enquanto Abril Verde dedica-se a conscientizar sobre a prevenção de acidentes em ambientes de trabalho.
Existem as campanhas Maio Roxo e Maio Amarelo. Elas informam, respectivamente, sobre doenças inflamatórias intestinais e sobre acidentes de trânsito.
O mês de junho é marcado por campanhas de incentivo a doações de sangue. O gesto solidário pode salvar a vida de quem se submete a procedimentos e intervenções médicas, além de tratar feridos em situações de emergência ou calamidades, por exemplo.
O destaque de julho são as campanhas de conscientização sobre as hepatites virais. Essas inflamações do fígado têm dois tipos mais graves, B e C, que acometem 1,7 milhão e 756 mil brasileiros, respectivamente.
Agosto Laranja trata sobre a esclerose múltipla, doença em que as células de defesa do organismo atacam o sistema nervoso. Já Agosto Dourado busca conscientizar sobre a importância da amamentação durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno – a primeira semana do mês.
Além do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, o mês é marcado por outras duas campanhas de conscientização. Setembro Verde incentiva a doação de órgãos, enquanto Setembro Vermelho chama atenção para doenças cardiovasculares.
Após o famoso Outubro Rosa, que dissemina informações sobre o câncer de mama, Novembro Azul chama atenção para o câncer de próstata – o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros.
Há duas campanhas. Dezembro Vermelho promove a conscientização sobre o vírus HIV, que ataca o sistema imunológico e pode levar à Aids. Já Dezembro Laranja joga luz sobre a prevenção do câncer de pele, o mais comum no Brasil.
super.abril.com.br
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