Parece simples, mas manipular a consistência e o formato dessa iguaria não é para principiantes.
Regra de ouro: fogo alto deixa a clara crocante e a gema mole; fogo baixo cozinha mais uniformemente.
Tire o ovo da geladeira 15 minutos antes de fritá-lo. Sem estar gelado, ele não é repelido violentamente pela frigideira. Assim, o ovinho não se deforma – e fica mais maleável.
Use bastante óleo, azeite ou manteiga. Assim, você pode regar a gema e controlar a consistência dela enquanto a frigideira frita o ovo por baixo.
A gema e a clara possuem consistências diferentes. Ou seja: o tempo de cozimento delas não será o mesmo. Para driblar isso, separe-as: frite a clara primeiro e acrescente a gema depois.
Quanto mais redondo, mais belo. Para isso, frite-o dentro de uma forminha redonda (sem fundo), à venda em qualquer loja de itens de cozinha e decoração.
Não quer gastar em uma forma? Não tem problema: corte uma rodela grande de cebola e use como molde. Você pode até servi-la junto depois.
Outra forma de deixar o ovo redondinho é fritando-o dentro de um pão de forma. Pegue uma fatia, corte um círculo no meio e coloque na frigideira, com manteiga. Depois, vire o pão, ponha um pouco mais de manteiga no buraco e jogue o ovo. Tempere como quiser.
super.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em