"dente azul"? 

 bluetooth se chama 

 por que a tecnologia 

Por causa de uma piada interna – que acabou pegando por falta de uma ideia melhor do departamento de marketing.

 "dente azul"? 

 bluetooth se chama 

 por que a tecnologia 

O nome é uma homenagem ao rei Haroldo Gormsson, da Dinamarca, que viveu no fim do século 10. Ele entrou para a história por unificar a Dinamarca e a Noruega em 958 – além de ter introduzido o cristianismo em seu reinado. 

 origem nobre 

O monarca é mais conhecido como Haroldo Dente-Azul (“Harald Bluetooth”). A alcunha vinha de um dente necrosado em sua boca, que assumiu um tom escuro e azulado.

 dente azul 

Em 1996, representantes das empresas Intel, Ericsson e Nokia se reuniram para planejar a implementação de uma nova tecnologia, capaz de conectar aparelhos sem fio a curta distância.

 INÍCIO DA TECNOLOGIA 

O americano Jim Kardach, que havia ouvido a história do rei Haroldo de amigos suecos, sugeriu o nome Bluetooth como um apelido temporário para o projeto. 

 um nome 

 a procura de 

A ideia era que os representantes unissem as indústrias com o projeto, assim como o Rei Haroldo uniu a Escandinávia. Como duas das empresas são nórdicas – a Ericsson é sueca, e a Nokia finlandesa –, a referência fez ainda mais sentido.

 piada interna 

O nome foi adotado até que a equipe de marketing tivesse uma nova ideia – o que acabou não acontecendo. Uma das alternativas seria nomear a tecnologia PAN (“personal area networking”), mas a sigla já era usada por outros produtos.

 DEPOIS A GENTE TROCA 

Outro candidato era o nome RadioWire, mas a equipe não teve tempo de fazer a varredura nos nomes já usados pela concorrência para saber se essa seria uma boa alternativa. Só sobrou Bluetooth mesmo – o nome pegou e ficou.

 falta de opção 

O logo do Bluetooth é formado pela união de duas runas do Futhark recente (alfabeto rúnico usado na Escandinávia a partir do século 9): a runa Hagall (ᚼ) e a Bjarkan (ᛒ), que são as iniciais de Harald Bluetooth.

 Além do nome 

 referência 

super.abril.com.br

Veja essa e outras matérias em