O brasileiro sabe apreciar um bom café, mas estamos longe de ser o campeão no consumo da bebida.
Por ano, cada brasileiro consome cerca de 6 kg de grãos de café por ano. Haja coador! Mas acredite: tomamos apenas metade do café per capita do campeão desta lista.
De acordo com a Organização Internacional do Café, o líder no ranking mundial da bebida é a Finlândia. Por lá, cada habitante consome 12 kg do grão por ano!
Outras nações nórdicas levam a prata e o bronze da cafeína. Em 2º lugar está a Noruega, em que cada habitante consome 9,9 kg por ano; em terceiro fica a Islândia, com 9 kg de café per capita.
...não para nos três primeiros: dos 25 maiores consumidores mundiais da bebida, 21 ficam no continente. As quatro nações restantes são: Canadá (10ª posição), Brasil (14ª), Líbano (21ª) e Estados Unidos (25ª).
Nossa 14ª posição é possível graças à média de 5,8 kg por pessoa a cada ano – quase metade do consumo per capita da campeã Finlândia.
Tomar café é literalmente um hábito institucionalizado na Finlândia – uma lei trabalhista prevê dois intervalos durante o expediente para um cafezinho.
Por lá, costuma-se tomar entre 5
a 8 xícaras por dia; a bebida está presente em todas as
refeições e ocasiões.
Por que se bebe tanto café na Finlândia? Um motivo é que o país é frio e, nos meses de inverno, recebe pouca luz solar. O café ajuda a manter o pessoal aquecido e acordado.
Outro motivo é histórico.
A hipótese é que a Finlândia, após se tornar independente do Império Rússo, passou a tomar mais café para se aproximar dos hábitos ocidentais – no oriente, o chá é campeão; 78% dos russos tomam no mínimo uma
xícara diária.
super.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em