Você já parou para pensar de quem são os rostos nos palitos de dente Gina ou no rótulo do Velho Barreiro?
A simpática senhora tem nome (e sobrenome): é Arthêmia Carneiro. Nascida em Monte Alegre, Minas Gerais, ela é mãe do fundador da rede de pães de queijo – e também responsável pela receita do alimento que dá nome à loja.
A moça é Zofia Burk, uma polonesa que viveu em São Paulo desde os 5 anos de idade, topou um trabalho como modelo e virou o rosto da marca. O nome "Gina", por sua vez, era o apelido de Rosa Del Nero Rela, mãe dos fundadores da empresa.
O rosto é o do fundador da rede. Seu nome é Harland David Sanders, ou Coronel Sanders para os fãs mais apaixonados.
Já o nome da marca é a sigla de Kentucky Fried Chicken (Frango Frito de Kentucky, estado americano onde foi aberta a primeira loja da franquia).
Alô, criançada, o Ronald chegou. O palhaço do fast food não foi inspirado em uma pessoa, mas em outro personagem, ele mesmo, o palhaço que agitou o Brasil nos anos 1980: Bozo.
Williard Scott fazia o papel do Bozo na televisão americana. O personagem era megapopular, o que fez a loja de hambúrgueres entrar em contato com o ator e pedir que ele criasse um palhaço que curtisse comer lanche.
O sorriso de Mona Lisa do senhor que estampa carnavais Brasil afora não é à toa. O rosto tem semelhanças inegáveis com o retrato de Leonardo da Vinci pintado por Raffaello Morghen no século XVIII.
O nome também é um mistério.
É possível que o tal do Velho nem fosse uma pessoa, mas um pássaro. Acredita-se que um antepassado da família Höffer, responsável pela marca, tivesse um joão-de-barro apelidado de Velho Barreiro.
super.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em