Três dicas para acordar disposto, segundo a ciência

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia em Berkeley identificou três pontos-chave para quem procura acordar bem e revigorado pela manhã em vez de brigar com o despertador. Confira: 

 Três dicas para   acordar disposto,   segundo a ciência 

Os pesquisadores avaliaram 833 voluntários. A maioria eram irmãos gêmeos, o que é útil em pesquisas do tipo: desta forma, é possível desconsiderar variações genéticas (já que o DNA dos irmãos é igual) e focar apenas nos efeitos da mudança de hábito.

Por duas semanas, eles receberam refeições padronizadas, usaram relógios que mediam os tempos de sono e vigília e um monitor contínuo de glicose para registrar os níveis de açúcar no sangue após as refeições. 

Comparando os dados de saúde obtidos e as avaliações dos voluntários, os pesquisadores chegaram a quatro pontos vitais para o sono, independente da sua genética. A atenção a esses fatores pode nos ajudar a começarmos melhor as manhãs.

Primeiramente, o óbvio: dormir mais e acordar mais tarde estão associados a um melhor estado de alerta pela manhã. Não há nada virtuoso em levantar às 5h. Se você puder pegar mais leve consigo mesmo, pegue. 

 Longa noite de sono 

A segunda variável importante é a quantidade de exercícios que as pessoas fizeram no dia anterior. Níveis mais altos de atividade física durante o dia – mas não após o pôr do Sol – foram associados a um sono mais contínuo. E os participantes acordaram mais alertas.

 Malhação 

O terceiro ponto é o café da manhã. Os participantes que começaram o dia ingerindo mais carboidratos ficaram mais alertas, enquanto os que ingeriram proteínas sentiram o contrário. As calorias eram as mesmas: só o conteúdo nutricional dos alimentos foi considerado.

 Dieta 

Não é só um problema da sua saúde. A incapacidade de manter o estado de alerta ao longo do dia pode comprometer sua segurança no trânsito e no trabalho - e colocar outras pessoas em risco com você. Portanto, cuide do sono.

 Para o bem de   todos 

super.abril.com.br

Veja essa e outras matérias em

 Texto: Leo Caparroz 
 Adaptação: Leo Caparroz