Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Coalas são fofinhos! Ou não?

Por Vinícius Giba Atualizado em 4 jul 2018, 20h34 - Publicado em 19 dez 2013, 08h35

654px-Cutest_Koala

Se você ainda acha coalas fofinhos é porque não leu esse antigo post aqui do blog ou porque ainda não ouviu o som que esses bichos fazem!

Ouça essa beleza de grunhido:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=f0fYTHrFN7c?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

É estranho ouvir algo tão grave e em um volume tão alto sair da boca de um bichinho tão peludinho-fofinho-cuticuti, não é?

Não sei se é possível fazer você gostar deles de novo, mas, graças à ciência, é possível entender como eles geram tal som. Na verdade, eles possuem um órgão vocal que nenhum outro mamífero terrestre possui!

Eles tem abas extras na garganta, bem maiores e mais pesadas que o normal. Pra entender, basta pensar num violão, explica o pesquisador-chefe do estudo Benjamin D. Charlton. “Estruturas maiores podem oscilar em frequências menores. (…) Pense nas cordas de um violão. Quando diminui o tamanho da vibração ao apertar a corda contra a madeira, você aumenta a frequência do som produzido, e a corda mais grossa é que produz as frequências mais graves.”

É esse o princípio da garganta dos coalas. Com abas super-grandes, elas geram sons que animais do tamanho de um coala (~8kg) são incapazer de gerar.

Fonte: BBC News

Continua após a publicidade
Publicidade