GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Berlim proibe aluguel de apartamentos pelo Airbnb; multa é de 100 mil euros

Berlim[1]A nova lei, que começa a valer este mês, proíbe o aluguel de casas e apartamentos em Berlim por meio do aplicativo Airbnb – quem fizer isso estará sujeito a uma multa altíssima, que pode chegar a 100 mil euros (aproximadamente R$ 400 mil). Segundo a prefeitura da cidade, a medida tenta conter o aumento nos preços dos aluguéis em Berlim, que subiram 56% desde 2009.

A prefeitura alega que muitos proprietários deixam de alugar seus imóveis da maneira tradicional -com contrato e prazo longo- para colocá-los no Airbnb, o que estrangula o mercado imobiliário da cidade. Com a proibição, em tese haverá maior oferta de imóveis para aluguel tradicional, o que ajudaria a frear os preços. O Airbnb não será banido de Berlim – ainda será possível alugar quartos por meio dele (imóveis inteiros, não).

A prefeitura tem estimulado os próprios cidadãos a denunciar imóveis irregulares, o que pode ser feito de forma anônima. A medida parece estar pegando: nas últimas semanas, o número de imóveis berlinenses anunciados no Airbnb caiu 40%.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s