Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Bruno Garattoni Por Bruno Garattoni Vencedor de 13 prêmios de Jornalismo. Editor da SUPER.

Criador do bitcoin revela sua identidade; veja quem ele é

Por Bruno Garattoni Atualizado em 21 dez 2016, 09h42 - Publicado em 2 Maio 2016, 17h00

CraigWrightDesde que a moeda virtual bitcoin começou a circular na internet, em 2009, a identidade de seu criador permaneceu envolta em mistério – ele se identificava apenas por meio de um nome falso, Satoshi Nakamoto. Em 2014, a revista Newsweek disse ter desvendado o mistério, mas era furada (a matéria da revista não apresentava nenhuma prova de que o americano Dorian Prentice Nakamoto, suposto inventor do bitcoin, efetivamente o fosse).

Agora, o verdadeiro Satoshi apareceu. Ele se chama Craig Wright, é um empresário australiano, e provou ser o criador do bitcoin – forneceu uma assinatura digital que foi usada por Nakamoto na primeira operação da moeda virtual, em 2009. A revelação foi feita à BBC, que verificou a autenticidade da prova.

A polícia australiana já suspeitava que Wright fosse o criador do Bitcoin, tanto que conduziu uma ação de busca e apreensão na casa dele em dezembro de 2015. Segundo as autoridades locais, Wright está envolvido numa ação de sonegação fiscal. O grande atrativo do bitcoin é ser uma moeda anônima, que pode circular virtualmente pela internet sem que seus detentores sejam identificados – ou paguem impostos.

LEIA TAMBÉM:
Bitcoin: a moeda que vale mais do que dinheiro
Bitcoin, o dinheiro do futuro
A máquina de fazer dinheiro

Continua após a publicidade
Publicidade