GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

MIT inventa gadget que lê pensamentos

Quando você fala alguma coisa, os músculos do seu rosto se mexem – e isso acontece graças a sinais elétricos enviados pelo cérebro. Mas se você simplesmente pensar em falar uma palavra, sem de fato pronunciá-la, o cérebro também dispara sinais elétricos: eles são similares aos sinais da fala, só que mais fracos, sem potência suficiente para movimentar os músculos. Esse fenômeno se chama “subvocalização”, e é conhecido desde a década de 1950. Agora, cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveram um aparelho que capta esses sinais e os usa para fazer algo incrível: ler pensamentos.

Ele se chama AlterEgo e é uma espécie de headset, que fica encaixado atrás da orelha e embaixo do queixo e tem 16 eletrodos para captar os sinais elétricos que chegam aos músculos faciais. Os cientistas reuniram dez voluntários e pediram a eles que ficassem aproximadamente duas horas usando o AlterEgo. Durante esse tempo, eles tinham de pensar em determinadas palavras e fazer contas simples de cabeça (como 2+3+8). Um software comparou os sinais captados pelo AlterEgo com essas palavras e contas, cruzou uma coisa com a outra – e o gadget se tornou capaz de entender os comandos previamente treinados com 92% de acerto.

O resultado, que pode ser visto no vídeo abaixo, é bem impressionante. A pessoa usa seus pensamentos para navegar por uma interface tipo Netflix, checar o horário e somar o preço de três produtos no supermercado – ela simplesmente pensa no valor de cada um, e o AlterEgo faz a conta. Os cientistas pretendem desenvolver a tecnologia para que o aparelho se torne capaz de reconhecer mais palavras e comandos, e possa ser usado por pilotos de avião e pessoas que perderam a fala. Se eles conseguirem torná-lo mais discreto, quem sabe um dia o AlterEgo possa até substituir os comandos de voz nos smartphones – permitindo comandar assistentes virtuais como Siri, Alexa e Google Assistant apenas com o pensamento.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s