GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

3 boas notícias sobre álcool

beubo1Todo mundo sabe que alcoolismo é doença. E que exagerar na bebedeira, mesmo se você não for um alcoólatra, só causa danos à saúde (e dá ressaca moral). Mas em doses moderadas dá pra tirar alguns benefícios do álcool. É o que diz a ciência.

Vinho faz sua vida mais feliz
Afasta você da depressão. Ao longo de sete anos, pesquisadores espanhóis acompanharam a vida de 5,5 mil pessoas para saber quanto vinho eles costumavam beber e se haviam sido diagnosticados com depressão. O grupo dos que bebiam de duas a sete taças de vinho por semana apresentava o menor risco de depressão. A suspeita dos cientistas é que a uva proteja o cérebro contra processos inflamatórios envolvidos na depressão.

Casais que bebem juntos brigam menos
Psicólogos americanos entrevistaram 69 jovens casais heterossexuais para saber quanto eles bebiam, se costumavam sair juntos para o bar, e como andava o namoro. Os mais felizes, com níveis mais altos de intimidade e menos desentendimentos, eram aqueles que bebiam junto com o parceiro. E eles se davam melhor até mesmo que os abstêmios. Mas, vale lembrar, os casais não bebiam tanto assim: só de um a três drinks.

Cerveja deixa você jovem
É que o álcool pode manter seu DNA mais jovem. Cada vez que as células do corpo se dividem, elas fazem cópias das pontas dos cromossomos (os telômeros), que são sequências de DNA. Mas eles ficam mais curtos a cada divisão – até não poderem mais se dividir e morrerem. Faz parte do processo natural de envelhecimento. Mas o álcool pode retardar esse processo. Foi o que aconteceu com as leveduras, que dividem semelhanças genéticas com a gente, testadas por cientistas das universidades de Tel Aviv e Columbia.

Crédito da foto: flickr.com/25228175@N08