GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Álcool faz vermes viverem duas vezes mais

Já se animou, né?

Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), deu pequenas doses de etanol aos Caenorhabditis elegans, metazoários de cerca de 1 milímetro de comprimento, e constatou que isso dobrava a expectativa de vida dos bichinhos.

Normalmente, eles nascem, viram adultos e morrem em cerca de 15 dias. Mas, depois do álcool, viviam de 20 a 40 dias. E, além de viverem mais, os vermes bebuns ficaram com uma aparência mais saudável.

“Foi incrível ver no microscópio como os que receberam um pouco de etanol estavam significativamente mais robustos do que os outros”, diz Paola Castro, uma das cientistas envolvidas na pesquisa. Mas ninguém sabe ainda por que, exatamente, isso acontece.

É possível, dizem os pesquisadores, que os vermes usem o etanol como comida, e assim fiquem mais fortes. Em outra fase do estudo, eles injetaram colesterol nos bichos (pensaram que era só diversão, vermezinhos?), e viram que o etanol ingerido antes os ajudava a dissolver a substância, que pode ser nociva, mais rápido. Há benefícios por esse ângulo, também.

Aí vem a resposta para a pergunta que não quer calar: não, eles também não sabem se acontece algo parecido no organismo humano. Então, por enquanto, você vai precisar de uma desculpa melhor para o happy hour. Ou pode se assumir um verme, é claro.

(Dica do @vandeursen)

Crédito da foto: Emory University

Leia também:
Pessoas inteligentes bebem mais
Cerveja faz bem para os ossos
Álcool deixa peixes antissociais

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s