Clique e Assine por apenas 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Café deixa você mais forte

Por Carol Castro - Atualizado em 21 dez 2016, 10h06 - Publicado em 29 jun 2012, 19h32

Espinafre é receita antiga e o Popeye anda bem ultrapassado. Quer ficar forte mesmo? Tome umas xícaras de café.

Pesquisadores da Universidade Coventry, no Reino Unido, testaram o efeito do café em camundongos velhos e jovens. Eles avaliaram o desempenho de dois músculos (diafragma e um músculo da perna), antes e depois de darem aos bichinhos uma dieta rica em cafeína. E, em ratos adultos e idosos, os músculos se tornaram mais fortes após o experimento.

Os cientistas não sabem explicar a razão dessa melhora. Mas acreditam que o café ajuda a retardar o enfraquecimento muscular, que acontece normalmente ao longo dos anos. E isso poderia, por exemplo, reduzir os números de quedas bobas entre as pessoas mais velhas.

Continua após a publicidade

Segundo a pesquisa, a cafeína também aumenta a força muscular entre os adultos – funciona até com refrigerantes a base desse composto.

A cafeína também tem outras vantagens. Dizem que ela pode aprimorar a memória e o raciocínio lógico. Mas, calma, antes de sair por aí enchendo a cara de café, vale lembrar de alguns efeitos negativos: quando tomado em excesso, a cafeína induz o corpo a se livrar do cálcio, nutriente vital para a sustentação dos ossos na velhice.

(Via Daily Mail)

Crédito da foto: flickr.com/denismalka

Leia também:
Quem toma café vive mais
7 efeitos curiosos do café no organismo
Café evita amnésia pós-bebedeira

Publicidade