Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Ciência Maluca Por redação Super Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo.

Café diminui riscos de doenças cardíacas

Por Carol Castro Atualizado em 21 dez 2016, 10h01 - Publicado em 4 mar 2015, 12h35

cafe

Pode tomar sem culpa. Ou melhor, pode tomar alegremente suas xícaras de café. Essa bebida mágica deixa seu coração mais saudável.

Pesquisadores da Coreia do Sul examinaram 36 estudos, com mais de 25 mil pessoas saudáveis, sem qualquer sinal de doenças cardíacas e idade média de 41 anos. Todos eles haviam feito exames para medir a quantidade de cálcio nas artérias coronárias – é um bom jeito de avaliar o estreitamento e endurecimento das artérias, que pode resultar num ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Os pesquisadores associaram esse índice de saúde arterial com os hábitos de consumo de café. Levaram em conta também outros fatores, como atividades físicas, consumo de álcool e cigarro, índice de massa corporal, dieta e o histórico de doenças cardíacas na família.

E descobriram que beber café faz muito bem. Só não pode passar de cinco xícaras por dia. O índice de cálcio nas artérias costumava ser menor entre os voluntários que bebiam de três a cinco xícaras diariamente – eles levavam vantagem mesmo quando comparados às pessoas que tomavam uma xícara ou menos por dia. Já os mais fanáticos, que passavam das cinco xícaras, apareciam no grupo de maior risco.

Segundo a pesquisa, tomar café com frequência pode reduzir os riscos de desenvolver diabetes do tipo 2, um dos fatores de risco para doenças cardíacas. A bebida melhora a sensibilidade do corpo à insulina, hormônio que regula o nível de açúcar no sangue, e estimula o trabalho de células que armazenam e liberam este hormônio.

Já tomou um cafezinho hoje?

Crédito da foto: flickr.com/nicholasjon/

Leia também:
Café te ajuda a ver o lado bom da vida

Café estimula a preguiça

Café melhora sua memória

Continua após a publicidade
Publicidade