GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Dá para aprender alguma coisa dormindo? A ciência diz que sim

Você chega cansado na sala de aula, deita a cabeça na carteira e tira um cochilo bem gostoso. Já pensou se dessa preguiça ainda saísse algum conhecimento? Seria lindo, né? Então, veja só, talvez você consiga mesmo abstrair alguma coisa no meio desse sono todo. Não tudo, claro, mas a ciência já começou a descobrir o que seu cérebro pode aprender enquanto você dorme.

Em Israel, pesquisadores do Instituto Weizmann da Ciência convidaram 55 pessoas saudáveis para participar de testes. Enquanto dormiam, os voluntários sentiam um cheiro gostoso, de xampu ou sabonete, e ouviam um som específico. Na sequência, os cientistas lançavam um cheiro desagradável, como peixe ou carne podre, e colocavam outro som. Quando sentiam um cheiro bom, os participantes puxavam o ar com mais força, mas quando o odor era ruim, a fungada era mais fraca.

Depois, já acordados, e sem saber o que havia acontecido durante as horinhas de sono, os voluntários escutaram aqueles dois sons específicos. Sem qualquer emissão de odores, eles, involuntariamente, aspiravam o ar com mais força ao escutarem aquele primeiro barulho, associado ao cheiro bom. Quando ouviam o som relacionado ao fedor de carne e peixe podres, por mais que não houvesse mais qualquer cheiro, eles repetiam o comportamento aprendido durante o sono: puxavam ar de uma forma mais suave.

E funcionava melhor quando os participantes aprendiam a associação num estágio profundo de sono – durante o Rapid Eye Moviment (Movimento Rápido dos Olhos). Nessa fase a atividade cerebral é intensa, como se já estivéssemos acordados.

E aí, desculpa pronta para as aulas chatas? Sei não, nunca vi ninguém se dando bem assim…

Crédito da foto: flickr.com/27689074@N00

Leia também:
Dormir de conchinha diminui o estresse
Passa o dia com sono engorda
Dormir mal deixa você mau caráter 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s