Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Ciência Maluca

Por redação Super Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo.
Continua após publicidade

Fantasias de super-heróis dão poderes de verdade para crianças

Por Tiago Jokura Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 set 2024, 15h19 - Publicado em 8 mar 2017, 18h04

Uma das grandes preocupações atuais de pais e educadores é ensinar crianças a desenvolver perseverança e foco: autocontrole, em resumo. A habilidade seria definidora para o sucesso pessoal, de acordo com alguns estudos. Os obstáculos para criar essa virtude na molecada, porém, são difíceis de superar. Os principais deles são a oferta exagerada de distrações e recompensas imediatas proporcionadas por vídeos on demand disponíveis em TVs, computadores, tablets e celulares.

Mas isso não é motivo para desespero. É só chamar o Batman. Sério.

Na verdade, qualquer herói infantil, dos clássicos aos mais atuais, dão conta do recado. É o que indica uma recente pesquisa, intitulada O “Efeito Batman”: Desenvolvendo a Perseverança em Crianças Pequenas, divulgada pela Universidade de Minessota, nos EUA.

As pesquisadores Rachel E. White, Emily Prager e Catherine Schaefer observaram 180 crianças entre quatro a seis anos de idade. Cada uma recebeu uma tarefa bem chata para fazer em um computador durante 10 minutos. Antes de iniciar o teste, as crianças foram informadas de que, caso se entediassem, poderiam jogar em um iPad disponível na sala. O objetivo era medir se elas seriam capazes de resistir à tentação.

As cobaias infantis foram informadas de que iriam participar de uma atividade muito importante e que deveriam permanecer nela o máximo de tempo possível. Em seguida, foram divididas em três grupos: no grupo de controle, as crianças foram orientadas a pensar em seus sentimentos durante a tarefa e a perguntar a si mesmas “eu estou me esforçando?”. Para o segundo grupo, a sugestão foi de que elas pensassem em si na terceira pessoa. Assim, a pergunta mudaria para “Será que [nome da criança] está se esforçando?”. No último grupo, as crianças deveriam pensar em alguém que fosse muito bom em se esforçar. As opções eram os personagens infantis Batman, Bob, o Construtor, Rapunzel e Dora, a Aventureira. Elas se fantasiariam do personagem escolhido e se perguntariam, por exemplo, “O Batman está se esforçando?”.

Continua após a publicidade

Durante os 10 minutos do teste, as crianças podiam alternar entre a tarefa e a diversão no iPad. A cada minuto, um alto-falante repetia a frase em que elas deveriam pensar. Obviamente, no fim dos testes, elas passaram 37% do tempo no “trabalho” e outros 63% no  iPad. A novidade é que as crianças fantasiadas foram as que menos se distraíram com o iPad. Uma das conclusões foi de que quanto mais a criança se distancia da tentação – incorporando um personagem, por exemplo – melhor é o foco dela.

Como era de se esperar, as crianças de seis anos, mais “maduras”, também “trabalharam” mais do que as de quatro.

P.S.: Neste meu post de estreia no blog, não poderia deixar de homenagear a Carol Castro (sim, a atriz global é xará dela), que tocou este espaço heroicamente nos últimos anos. Ela é fã da Power Ranger amarela desde que sua irmã mais velha escolhia a rosa primeiro nas brincadeiras infantis.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.