Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Fim de relacionamento te faz envelhecer dois anos

Por Carol Castro Atualizado em 21 dez 2016, 10h00 - Publicado em 9 abr 2013, 19h06

Não bastasse a tristeza pelo término, você ainda precisa lidar com o medo de ficar com cara de velho. E não é um efeito temporário. Você sempre vai parecer mais velho do que realmente é. Se for divórcio, a situação fica ainda pior.

Foi o que comprovou uma pesquisa feita pela Universidade Case Western Reserve. Eles perguntaram a 186 gêmeas idênticas sobre divórcio, amor, uso de antidepressivos. E perceberam que mulheres que haviam se divorciado pareciam, em média, dois anos mais velhas do que as solteiras ou viúvas.

A culpa, claro, é do estresse. “Existem alguns fatores genéticos, mas se você introduz alguns fatores na sua vida, certamente vai envelhecer mais rápido”, explica Bahman Guyuron, autor da pesquisa. “Evitar a ansiedade é o jeito mais fácil de trapacear seu relógio biológico”, completa.

Mas a dor de amor não é a única culpada pelo estresse e envelhecimento precoce. Segundo a pesquisa, usar antidepressivos e ficar acima do peso também vai deixar você mais acabadinho.

O jeito é ser feliz e saudável, gente. Ou aceitar o envelhecimento antes da hora.

Crédito da foto: flickr.com/wasfiakab

Leia também:
Namorar te faz perder dois bons amigos
Casais felizes engordam juntos
10 sinais de que seu casamento pode acabar em divórcio

Continua após a publicidade
Publicidade