Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Guardar segredo acaba com você

Por Carol Castro Atualizado em 21 dez 2016, 10h00 - Publicado em 7 Maio 2015, 13h14

preocupada

É a desculpa que todo falastrão esperava: guardar segredo causa tanto cansaço quanto exercícios físicos – isso sem contar o desgaste emocional.

Pesquisadores da Columbia Business School perguntaram a voluntários se eles guardavam algum segredo muito sério ou grave (daqueles que causam preocupação diária, tipo alguma doença ou sua orientação sexual). E, em seguida, pediu a todos eles para avaliar o tamanho de uma montanha. Aos que escondiam segredos, ela parecia muito maior do que para os outros.

Tá, e o que isso tudo tem a ver com cansaço físico? Bem, segundo os pesquisadores, quando você está carregando um peso grande, o mundo todo parece maior, mais desafiador e extremo. Em testes anteriores, após realizar esse esforço físico, os voluntários cansados também achavam a montanha mais alta. Pela coincidência, eles concluíram: guardar segredo é tão desgastante quanto fazer um esforço físico grande.

Mas não adianta sair por aí contando tudo para todo mundo. Escolha com cuidado o seu confidente. Vai que ele decide que o seu segredo também causa muito cansaço físico a ele…

Crédito da foto: flickr.com/mermaidkween/

Leia também:
Fofocas deixam as pessoas mais boazinhas

Falar mal dos outros é a melhor maneira de começar uma amizade

Mulheres guardam segredo por apenas 32 minutos

Continua após a publicidade
Publicidade