GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Música pop é barulhenta e sempre igual, diz estudo

Uma vez a revista Rolling Stone fez uma lista bem interessante com os 20 pares de músicas pops mais semelhantes (dá uma olhada aqui, oh). Por exemplo, já reparou como “When you were Young”, do The Killers, lembra “Born to Run”, do Bruce Springsteen? E “Are you gonna be my girl”, do Jet, não é a mesma coisa que “Lust for life”, do Iggy Pop? Isso sem contar aquelas boy bands dos anos 90 – você via alguma diferença no som de cada quinteto? Não é tudo a mesma coisa?

Talvez você discorde, mas o fato é que as músicas estão cada vez mais parecidas e ensurdecedoras. E não é uma constatação mal humorada de segunda-feira. É coisa séria, de pesquisadores da Espanha. Eles utilizaram um arquivo de músicas, o Million Song Dataset, para avaliar as músicas entre os anos de 1955 e 2010.

Com a ajuda de algoritmos complexos eles descobriram que os acordes, melodias e tipos de sons usados estão cada vez mais parecidos. E o volume das gravações também ficou mais alto nos últimos anos. “Nós encontramos evidências de uma homogeneização progressiva dos discursos musicais”, disse Joan Serra, líder da pesquisa.

É, nem a música escapa mais dessa falta geral de criatividade. Você consegue se lembrar de alguma banda com som bem original, lançada nos últimos anos?

Crédito da foto: flickr.com/argyle86

Leia também:
Música alta deixa a bebida mais gostosa

Cientistas explicam por que músicas tristes fazem tanto sucesso
Pessoas que ouvem música alta tendem a fumar mais maconha

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s