Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura
Conteúdo para assinantes

Ostras escutam

Por Tiago Jokura 22 dez 2017, 12h19

Uma cena do desenho Alice no País das Maravilhas foi recriada em laboratório. Pesquisadores puseram ostras em um tanque com água salgada corrente e reproduziram sons para ver se elas reagiam. A faixa de frequência que mais estimulou movimentos das ostras é a mesma dos sons de predadores, de atividades subaquáticas humanas e de flautas – que atraem as ostras em Alice.

Formato do pênis indica risco de câncer

Um milhão e meio de homens tiveram o pênis medido por pesquisadores que descobriram uma triste notícia para quem tem o pênis curvo demais: portadores de fibrose peniana (ou doença de Peyronie) têm 40% mais chances de desenvolver câncer de testículo e de estômago e 29% mais chances de ter câncer de pele.

Casamento diminui risco de demência

Fichas médicas de 812 mil pacientes na Europa, na Ásia e nas Américas(7) indicaram que pessoas que passaram a vida solteiras têm 42% mais risco de sofrer de demência do que quem se casou. Entre viúvos, o risco também é maior do que entre casados: 20%. O curioso é que, segundo o estudo, divórcios não interferiram nos índices.

Fontes: Universidade de Bordeaux; Baylor College of Medicine; University College London

Continua após a publicidade
Publicidade