GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Poder traz felicidade

Esqueça aquele papo sobre pessoas ricas, poderosas e… solitárias. Uma pesquisa da Universidade de Tel Aviv entrevistou 350 pessoas e descobriu o contrário: pessoas poderosas se sentem mais felizes e autênticas.

E felizes em vários aspectos – no trabalho, no amor e com as amizades. Em média, os poderosos que participaram da pesquisa se sentiam 16% mais satisfeitos com a vida do que as outras pessoas. A felicidade era ainda maior quando se tratava apenas de trabalho. Os chefes e funcionários do alto escalão estavam 26% mais satisfeitos com o emprego do que os outros. É que no trabalho a questão hierárquica faz muito mais diferença do que nos relacionamentos – afinal, você não pode simplesmente dizer “faça porque quero assim” para o seu melhor amigo.

Numa segunda entrevista, os pesquisadores quiseram entender por que poder traz felicidade. E faz sentido. Quem tem poder consegue fazer as coisas do jeito que bem entende. Enquanto os meros mortais só seguem ordens. Aí os poderosos se sentem mais autênticos, como se pudessem seguir melhor os próprios princípios. E isso traz felicidade e bem-estar.

Certo. Mas e quando os poderosos, para continuarem poderosos, também abrem mão de algumas coisas e não são assim tão verdadeiros com eles mesmos?

Crédito da foto: flickr.com/danorbit

Leia também:
Mau humor faz bem para o cérebro
Fofocar faz bem pra você
Forçar sorriso piora o seu humor

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s