Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Fundo vermelho liso. Ciência Maluca Por redação Super Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo.

Poder traz felicidade

Por Carol Castro Atualizado em 21 dez 2016, 10h01 - Publicado em 31 jan 2013, 16h35

Esqueça aquele papo sobre pessoas ricas, poderosas e… solitárias. Uma pesquisa da Universidade de Tel Aviv entrevistou 350 pessoas e descobriu o contrário: pessoas poderosas se sentem mais felizes e autênticas.

E felizes em vários aspectos – no trabalho, no amor e com as amizades. Em média, os poderosos que participaram da pesquisa se sentiam 16% mais satisfeitos com a vida do que as outras pessoas. A felicidade era ainda maior quando se tratava apenas de trabalho. Os chefes e funcionários do alto escalão estavam 26% mais satisfeitos com o emprego do que os outros. É que no trabalho a questão hierárquica faz muito mais diferença do que nos relacionamentos – afinal, você não pode simplesmente dizer “faça porque quero assim” para o seu melhor amigo.

Numa segunda entrevista, os pesquisadores quiseram entender por que poder traz felicidade. E faz sentido. Quem tem poder consegue fazer as coisas do jeito que bem entende. Enquanto os meros mortais só seguem ordens. Aí os poderosos se sentem mais autênticos, como se pudessem seguir melhor os próprios princípios. E isso traz felicidade e bem-estar.

Certo. Mas e quando os poderosos, para continuarem poderosos, também abrem mão de algumas coisas e não são assim tão verdadeiros com eles mesmos?

Crédito da foto: flickr.com/danorbit

Leia também:
Mau humor faz bem para o cérebro
Fofocar faz bem pra você
Forçar sorriso piora o seu humor

Continua após a publicidade

Publicidade