GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Procrastinar turbina sua criatividade

Procrastinar_Hans_HOME

Uma pilha de e-mails importantes se acumula na caixa de entrada, a página do Word continua com apenas três linhas de texto – e você continua travado sem saber como desenvolver aquele relatório urgente. Ainda assim, você insiste em passar o tempo no Whatsapp ou vendo vídeos engraçados no Youtube. Não se preocupe. A ciência comprova mais uma vez: procrastinar deixa você mais criativo.

Quem defende a ideia dessa vez é Adam Grant, psicólogo organizacional da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Em uma palestra do TED, ele conta sobre um estudo em que voluntários passaram um tempo jogando videogame antes de participar de teste sobre criatividade. E eles tiveram ideias muito mais originais e inovadoras do que os outros.

Mas não adianta se perder na procrastinação antes de ter iniciado qualquer tarefa. Só funciona quando você pensa a respeito do que precisa fazer (um texto, um projeto, etc) e, então, tira um tempo para relaxar. Aí a criatividade aparece.

É que seu cérebro funciona de um jeito fácil de entender. Quando você está focado, sua mente não viaja. É como se o foco fizesse você ver apenas o palco, ao invés de reparar no teatro todo. A procrastinação desliga esse botão do foco e faz sua cabeça viajar – e aí fica livre para fazer novas e originais associações.

“Quando você sabe que vai trabalhar em um determinando problema e, aí, começa a procrastinar, a tarefa continua ativa na parte de trás da sua mente”, explica Grant. “É quando você começa a incubar a ideia. Procrastinação te dá tempo para considerar ideias divergentes, para pensar de formas não lineares, fazer conexões inesperadas”, conclui.

 Créditos da foto: istock

 Leia também:
5 truques da ciência para deixar você mais criativo
Guia prático da criatividade
Solidão faz bem para a criatividade

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s