Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Respirar ar poluído engorda

Por Thiago Perin Atualizado em 21 dez 2016, 09h59 - Publicado em 9 dez 2010, 12h10

Depois a culpa é do McDonald's...

Depois a culpa é do McDonald’s…

Mais um efeito bem desagrádavel da poluição: ela pode deixar a gente mais rechonchudo. E até quem segue uma dieta saudável pode estar na mira.

Um estudo norte-americano, feito por pesquisadores das universidades de Ohio e de Nova Iorque, constatou que a exposição ao ar poluído no começo da vida – do nascimento até a adolescência – aumenta o acúmulo de gordura abdominal, os níveis de açúçar no sangue e a resistência à insulina (o que abre o caminho para a diabetes).

Isso, por enquanto, nos ratos. No estudo, os bichinhos que respiraram poluição ganharam bem mais peso do que os colegas que comeram as mesmas coisas, mas respiraram ar puro.

Segundo os cientistas, os níveis de poluição aos quais eles foram expostos se assemelham aos que são encontrados nas áreas urbanas dos Estados Unidos. Testes com humanos – que serão conduzidos em Beijing, na China – devem começam logo mais, para confirmar se o efeito é o mesmo. E porque exatamente isso acontece.

Leia também:
Pessoas comem mais quando o garçom é gordinho
Gasolina cara ajuda a emagrecer
Cocaína é encontrada no ar de cidades espanholas

Continua após a publicidade
Publicidade