GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Séries tornam você uma pessoa melhor

mad-men

Pode se jogar no sofá e ver seus seriados favoritos sem culpa. Uma pesquisa feita por psicólogos revelou que os dramas da tevê aumentam seu poder de empatia – e tornam você uma pessoa melhor.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores pediram a um grupo de voluntários para assistir a alguns episódios de uma série prestigiada (Lost, Mad Men, The Good Wife ou The West Wing) ou a algum documentário (Como o universo funciona, NOVA Colosseum, ou Shark Week). Uma terceira turma não precisou ver nenhum desses programas, apareceram apenas para a etapa seguinte da pesquisa.

Todos, então, fizeram um teste para “ler a mente dos outros através dos olhos”. Avaliaram 36 pares de olhos e tiveram de adivinhar as emoções sentidas no momento da foto (raiva, inveja, arrogância ou pânico). E quem havia visto os seriados acertou bem mais do que os outros – o grupo de controle (os que não viram qualquer programa) teve o pior desempenho.

É que prestar atenção em uma história ajuda a entender melhor o que se passa na cabeça dos outros. Como se você conseguisse, por meio dos personagens da ficção, captar mais pistas sociais e prever o que os outros sentem ou vão dizer a seguir.

Basta parar para analisar: quantas vezes você não adivinhou como Don Draper ia reagir na cena seguinte? Até que faz sentido, não?

Leia também:
Ler romances torna você uma pessoa melhor

4 provas científicas de que a televisão estraga sua vida

Novelas e comédias românticas atrapalham seu relacionamento

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s