Clique e assine a partir de 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Séries tornam você uma pessoa melhor

Por Carol Castro - Atualizado em 21 dez 2016, 09h54 - Publicado em 7 out 2015, 16h21

mad-men

Pode se jogar no sofá e ver seus seriados favoritos sem culpa. Uma pesquisa feita por psicólogos revelou que os dramas da tevê aumentam seu poder de empatia – e tornam você uma pessoa melhor.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores pediram a um grupo de voluntários para assistir a alguns episódios de uma série prestigiada (Lost, Mad Men, The Good Wife ou The West Wing) ou a algum documentário (Como o universo funciona, NOVA Colosseum, ou Shark Week). Uma terceira turma não precisou ver nenhum desses programas, apareceram apenas para a etapa seguinte da pesquisa.

Todos, então, fizeram um teste para “ler a mente dos outros através dos olhos”. Avaliaram 36 pares de olhos e tiveram de adivinhar as emoções sentidas no momento da foto (raiva, inveja, arrogância ou pânico). E quem havia visto os seriados acertou bem mais do que os outros – o grupo de controle (os que não viram qualquer programa) teve o pior desempenho.

Continua após a publicidade

É que prestar atenção em uma história ajuda a entender melhor o que se passa na cabeça dos outros. Como se você conseguisse, por meio dos personagens da ficção, captar mais pistas sociais e prever o que os outros sentem ou vão dizer a seguir.

Basta parar para analisar: quantas vezes você não adivinhou como Don Draper ia reagir na cena seguinte? Até que faz sentido, não?

Leia também:
Ler romances torna você uma pessoa melhor

4 provas científicas de que a televisão estraga sua vida

Novelas e comédias românticas atrapalham seu relacionamento

Publicidade