GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Somos mais bonzinhos quando nos sentimos observados

Tô de olho no senhor

A gente já contou que dormir mal pode incentivar você a fazer umas coisinhas erradas aqui e ali, e também que nos sentimos mais a vontade para fazer malandragens quando estamos no escuro. Aí vem mais um estudo para mostrar como a nossa conduta varia conforme o ambiente. Pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, constataram que ter olhos inquisidores vigiando você (mesmo que em foto!) é incentivo suficiente para fazê-lo se comportar bem, seguir ordens, fazer “a coisa certa”.

O teste foi o seguinte: eles penduraram dois cartazes, em dias diferentes, em um restaurante. Ambos pediam aos clientes que, em vez de deixar a bandeja em cima da mesa, jogassem o próprio lixo fora depois de comer. Só que um tinha a imagem de um vaso de flores, enquanto o outro mostrava um par de olhos pouco simpáticos. Adivinha qual funcionou melhor? É: segundo os pesquisadores, a quantidade de pessoas que pegaram a dica e limparam a própria mesa dobrou quando o cartaz exposto era o que tinha o olhar ameaçador.

Dá para conferir o estudo completo, em PDF. Trocar o tradicional smile das placas de “você está sendo filmado” por olhos de psicopata pode ser uma boa ideia, né?

Leia também:
Discar 5683 no telefone deixa você mais amoroso
Lavar as mãos nos deixa mais moralistas
Só pensar em álcool já deixa você mais agressivo

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s