GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Tenistas ganham e perdem partidas no grito – literalmente

Essa é para Novak Djokovic e Maria Sharapova – tenistas notórios pelos grunhidos em alto volume a cada raquetada no circuito de tênis profissional. Cientistas britânicos analisaram 50 jogos entre os 30 melhores atletas ranqueados no esporte – a fim de observar se os gemidões indicam algum padrão de performance. A conclusão foi: os vencedores gritam em tons mais graves do que os perdedores.

Os pesquisadores garantem que essa medição pode ser feita em tempo real: gritos mais agudos que o do rival dão sinal de que o jogo não vai se desenrolar bem.

Atletas femininas e masculinos tiveram a voz medida durante saques e golpes de forehand (com a “cara” da raquete) e de backhand (com as “costas” da raquete). Embora o tom vá subindo conforme o jogo se desenrola, o estudo publicado no periódico Animal Behaviour indica que as medições corroboram a tese.

O líder do grupo de pesquisadores, Jordan Raine, acredita que esses padrões sonoros indiquem formas não-verbais de comunicar dominância entre animais – e que isso pode ser interpretado intuitivamente. Tanto que alguns atletas foram expostos a áudios de um mesmo colega e, sem informações sobre a hipótese do estudo, acertaram mais do que erraram quais dos áudios eram referentes a jogos em que o tenista ganhou ou perdeu.

Ainda que o estudo demonstre que quem brada mais grosso domina o rival, deixo com vocês esse vídeo em que Novak Djokovic sucumbe à dona de um dos gritos mais agudos do cirtuito, Maria Sharapova. Ahhhhh…

 

Fontes: Universidade de Sussex

Este conteúdo é exclusivo para assinantes do site. Assine agora e tenha acesso ilimitado.

Conheça os planos de assinaturaOU

Já é assinante? Faça o login

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s