Clique e assine a partir de 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Ter amigos deixa você mais saudável

Por Redação Super - Atualizado em 21 dez 2016, 10h00 - Publicado em 20 jan 2015, 18h05

migas

Ninguém consegue viver na solidão – isso causa até morte. Nem sem bons amigos para desabafar, tomar um café despretensioso, trocar umas risadas. Dá um alívio saber que, mesmo quando fisicamente distantes, esses lindos estão ali para tudo. E tanto amor deixa até o seu corpo mais saudável.

É o que diz o psicólogo Jean-Philippe Gouin, da Universidade Concórdia. A equipe dele acompanhou ao longo de cinco meses, por meio de questionários, a vida social de alguns estudantes estrangeiros que haviam acabado de se mudar para o Canadá. Queriam saber quão solitários se sentiam durante esse período.

Os pesquisadores também monitoraram a variabilidade da frequência cardíaca em todos os jovens – é uma forma de avaliar a saúde do sistema nervoso parassimpático. Quanto menor a variação, maior o risco de você encarar problemas de saúde, principalmente envolvendo o coração.

Continua após a publicidade

E, bem, os voluntários cercados de bons companheiros levavam a melhor. Quem conseguia logo de cara formar um grupo de amigos, apresentava maior variabilidade da frequência cardíaca. Ou seja, estavam mais saudáveis. “A mensagem é clara: aproximem-se de outras pessoas”, diz Gouin.

Não é uma delícia saber que seus amigos fazem um bem tão profundo assim?

 

Crédito da foto: flickr.com/25470157@N03/

Continua após a publicidade

 

Leia também:
Seus amigos são MESMO parte da sua família
6 curiosidades científicas sobre a amizade
Solidão mata mais que obesidade

Publicidade