Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Tubarões brancos gostam de rock

Por Thiago Perin Atualizado em 21 dez 2016, 10h00 - Publicado em 3 jun 2011, 14h28

Dessa vez, não foi o pessoal de alguma universidade que descobriu a bizarrice. Foi o operador de barco australiano Matt Waller, gente como a gente. Quer dizer, ele provavelmente entende um pouco mais sobre tubarões do que o resto de nós.

Matt trabalha na Neptune Bay, região turística da Austrália, e leva os turistas para ver (e até nadar com) tubarões brancos, grande atração de lá. Pensando em formas criativas de atrair os animais, o cara instalou autofalantes em gaiolas embaixo d’água e botou música para tocar, para ver qual seria a reação deles.

À princípio, eles nem deram bola. Mas quando o DJ começou a mandar clássicos do AC/DC, como “You Shook Me All Night Long” e “Back in Black”, os tubarões se aproximaram, superamigáveis. Alguns até ficaram se esfregando nas barras da gaiola, para a surpresa do operador.

A explicação mais lógica é que os tubarões brancos sejam atraídos pelas baixas frequências das músicas da banda australiana (já que eles não têm ouvidos, propriamente ditos). Segundo Matt, o próximo passo é diversificar a playlist, ver a quais outras músicas os animais respondem e identificar exatamente os elementos que os atraem nas canções.

Já imaginou um tubarão batendo-cabeça? Fazendo air guitar? Animal.

Leia também:
Baleias também têm sua parada de sucessos musical
Cadelas são mais inteligentes do que cachorros
Tubarões preferem banhistas que usam preto e branco

Continua após a publicidade
Publicidade