Clique e assine a partir de 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Usar :) em e-mail ajuda a conseguir emprego? A ciência responde

Por Thiago Perin - Atualizado em 21 dez 2016, 09h59 - Publicado em 28 out 2010, 12h20

Oi, me contrata?

Oi, me contrata?

Troca de e-mails com um chefe em potencial. Você quer parecer profissional, mas também quer ser simpático; quer transmitir segurança, mas não quer parecer um chato… E aí surge o ímpeto de enfiar um :) em algum lugar da mensagem. Sabe como é, só para dar um tom menos formal. Será que é uma boa ideia? Bem, depende. Quem diz é um grupo de pesquisadores das universidades da Carolina do Norte e de George Mason, ambas nos EUA, e de Otago, na Nova Zelândia, responsáveis pelo primeiro estudo “a examinar os efeitos do uso de emoticons em um contexto de candidatura a emprego” (na íntegra, aqui).

É sério! Eles fizeram uma série de testes para investigar como o uso de sorrisinhos pode ajudar ou prejudicar o primeiro contato com um talvez-futuro-chefe. E descobriram, em resumo, que os smileys podem, de fato, causar o efeito desejado na hora de transmitir simpatia, “algo particularmente importante para as mulheres, que costumam valorizar relacionamentos profissionais com maior nível de intimidade”. Soa bem, né? Mas, antes de sair distribuindo :) por aí, calma lá. “Candidatos que usam smileys são percebidos como menos competentes e mais fracos em atributos tipicamente masculinos, como independência e liderança”, diz o estudo. E os resultados ainda mostram que o salário inicial oferecido a quem usa carinhas sorridentes no e-mail de candidatura à posição costuma ser mais baixo. Ou seja: é bom evitar.

Mas vale dizer: o estudo só analisou os efeitos do :), sendo que dá para sorrir virtualmente de outros jeitos – 😀, por exemplo. Será que o efeito é o mesmo? A gente deve descobrir logo mais, já que os próprios autores deixam no ar que vão “testar outros formatos e examinar os efeitos de outros tipos de emoticons, como a carinha triste :( e a piscadinha 😉“.

Trabalho chato o desses cientistas, né? :)

Leia também:
Iniciais do seu nome dizem quando você vai morrer
Chuva faz a gente trabalhar mais
Ver imagens fofinhas é bom para a produtividade

Continua após a publicidade
Publicidade