GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Uma taça de vinho por dia só ajuda se você tiver esse gene raro

Uma taça de vinho diariamente pode fazer milagres: melhorar o casamento, os rins e o sistema imunológico. E ainda proteger seu coração. Mas só se você tiver a sorte de ter um gene específico, conhecido como CETP TaqIB – e só três a cada 20 pessoas têm.

É o que descobriram os pesquisadores da Universidade de Gothenburg, na Suécia. Eles compararam os hábitos alcoólicos de 618 pacientes com problemas cardíacos com os de três mil pessoas saudáveis. Todos os participantes passaram por exames para ver se tinham o tal gene. E perceberam que os riscos de desenvolver doenças cardíacas eram menores entre aqueles que bebiam de uma a duas taças de vinho por dia – mas só entre os sortudos com o gene CETP TaqIB.

Segundo a pesquisa, essas pessoas produzem mais uma proteína que estimula o bom colesterol, que ajuda a remover as gorduras do sangue. E o álcool, além de conter antioxidantes, ajuda a aumentar ainda mais essa forma de colesterol. “É preciso mais pesquisa. Mas é questão de um dia para fazer o teste genético e determinar se alguém pertence ao grupo dos 15% sortudos”, diz Dag Thelle, um dos autores da pesquisa.