Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Você está acima do peso? Culpe o despertador

Por Carol Castro Atualizado em 21 dez 2016, 10h07 - Publicado em 11 Maio 2012, 15h25

Fique tranquilo, a comida e a falta de exercício físico não têm nada a ver. Se você ganhou alguns quilinhos nos últimos anos, a culpa é do seu despertador.

Segundo um estudo de pesquisadores da Alemanha, os conflitos entre nosso relógio biológico e o relógio social bagunçam o funcionamento do nosso metabolismo. E aí ficamos mais gordinhos.

Os cientistas tiveram acesso aos dados de mais de 65 mil pessoas e avaliaram os horários em que dormiam e acordavam, tanto nos dias livres como nos dias de trabalho. Eles concluíram que cada hora de diferença entre o relógio natural e biológico aumenta em 33% as chances de ter um índice de massa corpórea (IMC) maior. E o pior: 70% das pessoas fazem isso.

Claro que o efeito não foi igual em todo mundo. Em pessoas magras, os horários de dormir e acordar não tiveram, necessariamente, uma relação com as variações de peso.  No entanto, no grupo dos mais gordinhos, os cientistas confirmaram a ligação entre aumento de peso e conflitos do relógio biológico com o social. Mesmo assim, essas diferenças não alteraram a conclusão da pesquisa.

E você, já mudou a rotina e percebeu alguma mudança no peso?

Continua após a publicidade

Via LiveScience

Crédito da foto: flickr.com/jessicajuriga

Leia também:

Pessoas comem mais quando o garçom é gordinho

Mulheres fazem homens comerem mais

Homens ricos gostam de mulheres magras; pobres preferem gordinhas

Continua após a publicidade
Publicidade