Clique e assine a partir de 8,90/mês
Contando Ninguém Acredita Por Blog As notícias mais bizarras e surreais do mundo

Conselho de cidade inglesa bane palavrões em uma única via pública

Por Lucas Massao - Atualizado em 4 jul 2018, 20h33 - Publicado em 11 mar 2016, 18h55

 

Uma verdadeira batalha social surgiu quando o conselho de Salford City, cidade localizada na grande Manchester, no norte da Inglaterra, emitiu uma ordem pública condenando o alto número de palavrões ditos pelos torcedores na Salford Quays, via que beira o canal de Manchester e é usada por torcedores a caminho do estádio Old Trafford.

A Ordem de Proteção a Espaços Públicos (PSPO, em inglês), transformou o percurso em um centro de discussão de condutas antissociais. A medida polêmica foi aprovada em agosto do ano passado e contou com o apoio da população local, que afirmam que as atitudes e palavras dos torcedores prejudicam as suas vidas. Mais de três quartos dos 130 moradores locais decidiram criminalizar o uso de linguagem abusiva. Agora, quem for pego falando palavrões poderá ser multado na hora.

Continua após a publicidade

Os usuários que passam pela Salford Quays reagiram à nova lei jogando lixeiras dentro do canal e quebrando equipamentos de primeiros-socorros espalhados pela rua. A organização não governamental Liberty, defensora dos direitos dos cidadãos na Inglaterra e no País de Gales, afirma que a nova regulamentação não diz quais são as palavras proibidas e que isso representa um risco “de quebra da liberdade de expressão”.

Através de um representante, o conselho municipal de Salford City afirma “Eu entendo que a Liberty quer publicidade para a sua campanha contra essas medidas, mas o conselho de Salford City não se desculpará por usar leis que ajudem os residentes locais quando suas vidas sofrem por causa das condutas antissociais”.

Com ITV

 

Publicidade