GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Fã de branco, Presidente do Turcomenistão bane carros pretos

Gurbanguly Berdimuhamedow, presidente do Turcomenistão, provocou polêmica ao banir todos os carros pretos da capital do país, Ashgabat. O líder, que é extremamente supersticioso, acredita que coisas da cor branca dão sorte. Tanto que as suas limusines, os carros de sua equipe, e o palácio presidencial onde vive são todos brancos.

Ao mesmo tempo, Berdimuhamedow odeia o preto, cor que ele acredita ser responsável pela má sorte. Anteriormente, o mandatário havia proibido a importação de carros pretos para o Turcomenistão e, agora, aumentou a medida para veículos que já circulavam na capital. Quem tiver um carro preto precisará pagar para repintá-lo e, caso ignore a lei, terá o automóvel guinchado e preso em um pátio.

Os donos que tiverem seus carros em situação irregular precisarão pagar uma multa e prometer que pintarão os veículos da cor branca ou prata. Em entrevista à rádio local Azatlyk, um morador disse que a nova lei fez com que os preços de pinturas automotivas disparassem. “Disseram-me que uma repintura custaria 7 mil manat (cerca de R$ 6.780 reais), mas o preço subiria para 11 mil manat (aproximadamente R$ 10.600 reais) em uma semana.”

O Turcomenistão tem um histórico de presidentes excêntricos. O antecessor de Berdimuhamedow, Saparmurat Niyazov, chegou a banir cachorros, ópera e maquiagem em âncoras de jornal na ex-república soviética. Ele também renomeou dias da semana, meses e anos para homenagear a si e sua família, e ergueu uma estátua de 15 metros coberta de ouro que deveria estar sempre voltada para o Sol.

Com Ibtimes

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s