Clique e assine a partir de 8,90/mês
Conta Outra Por Blog Histórias esquecidas sobre os assuntos mais quentes do dia a dia. Por Felipe van Deursen, autor do livro "3 Mil Anos de Guerra"

Conheça San Escobar, o país criado por um meme na Europa

Por Felipe van Deursen - Atualizado em 7 jun 2017, 12h14 - Publicado em 27 jan 2017, 16h44

Graças à boa indexação do site da Super em mecanismos de busca e às facilidades de tradutores instantâneos, o post “Geralt, de ‘The Witcher’, entende mais de aborto do que os políticos da Polônia”, de outubro de 2016, ultrapassou a barreira da língua e atingiu alguns leitores no próprio país europeu. Recebi um simpático e-mail do polonês Andrzej Rumpel, que virou leitor do blog e cantou a bola sobre o assunto a seguir.

Bandeira de San Escobar, o mais novo país da internet
Bandeira de San Escobar, o mais novo país da internet

 

Continua após a publicidade

No começo do mês, o ministro das Relações Exteriores da Polônia, Witold Waszczykowski, basicamente inventou um país. Na ânsia para conquistar a vaga rotativa para o país no Conselho de Segurança da ONU, ele disse a repórteres locais que se reuniu com representantes de quase 20 países, entre eles algumas nações caribenhas com as quais a Polônia nunca havia estabelecido relações diplomáticas, como Belize e… San Escobar

O ministro acertou na localização de Belize, pequeno país 13 vezes menor que a Polônia banhado, de fato, pelo Mar do Caribe. Mas San Escobar foi criação da cabeça dele. Talvez confundido por uma suposta maratona de Narcos, Waszczykowski disse depois que escorregou na geografia por causa das 22 horas voando e das muitas conexões em aeroportos. O país que ele tinha em mente era São Cristóvão e Névis, formado por duas pequenas ilhas no Caribe. Pois é. Um nome tão parecido que lembra a história contada pelos Mamonas Assassinas em “Bois Don’t Cry”: “O meu nome é Dejair / Facinho de confundir com João do Caminhão”.

A internet polonesa não perdoou, afinal trata-se do mesmo ministro que quer acabar com a “Europa apodrecida de vegetarianos e ciclistas”. Aparentemente, ele é um grande gerador de memes.

 

Continua após a publicidade
san-escobar-meme
minister_witold_waszczykowski
Eis o ministro

O Twitter assistiu à criação colaborativa de San Escobar, que já tem página na Wikipedia em polonês (claro), inglês, ucraniano e, como é de se imaginar, português. O atrapalhado chanceler agora tem um país para chamar de aliado. Pelo menos na internet, San Escobar já tem bandeira, órgão de turismo e mapas detalhados.

san-escobar-mapik2-20170118011511

  

sanescobar

Vale fuçar o mapa com calma. Os poloneses não perdoaram o vacilo do ministro e criaram um superpaís recheado de clichês latinoamericanos. Destaque para as cidades Sancho Pansa, Ciudad de las Alpacas, Ma Cabra de Compost Ella e Guacamole. Eles também deram atenção a acidentes geográficos, como o Rio de Maracas e a cachoeira Macarena. Sem contar que San Escobar é vizinho de Westeros e da Legoland. Um país para ninguém botar defeito!

Se a Polônia conseguir a vaga no Conselho de Segurança, Waszczykowski bem que poderia dar uma festa e aproveitar a turnê de uma consagrada banda brasileira na Europa. Afinal, a Também Sou Hype vai “tocar mês que vem em países gélidos, inóspitos, distantes e esdrúxulos como Lapônia, República Beca, Papônia, Estrumbênia”:

(Só falta alguém adaptar esta pérola do Hermes & Renato para a Polônia)

Continua após a publicidade
Publicidade