Clique e assine com até 75% de desconto

As metrópoles de J.R.R. Tolkien: mapas de cidades americanas são reeimaginados nos traços do autor

Por Jessica Soares Atualizado em 21 dez 2016, 09h19 - Publicado em 30 out 2014, 15h25

Entre o Condado, as Montanhas Nebulosas, Valfenda e tantas outras regiões, nem sempre é fácil se situar na cartografia do mundo criado por J.R.R. Tolkien. Para dar uma mãozinha para o leitor – e expandir ainda mais as fronteiras do rico universo tecido em palavras – as obras do escritor inglês trazem mapas de diversas regiões da Terra Média. Mais de 50 anos depois, eles servem como inspiração para reimaginar metrópoles modernas.

Mostrando que, mesmo sem o Um Anel para conquistar ou elfos andando por aí, nosso mundo é também boa matéria prima para a cartografia fantástica, o estadunidense Stentor Danielson pegou emprestado o estilo do criador de O Senhor dos Anéis e O Hobbit para recriar mapas no projeto Mapsburgh.

pittsburgh

Tolkien nunca desenhou a cartografia completa da Terra Média. Alguns dos mapas preparados pelo autor foram publicados nas primeiras edições das obras – outros só foram apresentados ao público depois de sua morte. Acima, a cidade de Pittsburgh feita por Danielson.

 

Apesar de flertarem com o estilo da literatura fantástica, os mapas criados pelo professor assistente de geografia na Universidade de Slippery Rock retratam espaços reais, destacando em sua cartografia pontos de referências e marcos reais para identificar as cidades retratadas.

Continua após a publicidade

washington  boston

Além de já ter recriado mapas de cidades norte-americanas – como Boston, Pittsburgh, Cleveland e Washington – o artista aceita pedidos para reimaginar outras cidades do globo e criar mapas personalizados.

mapas

Você pode acompanhar o projeto Mapsburgh no Facebook ou no tumblr do artista.

Imagens: Stentor Danielson

 

Continua após a publicidade
Publicidade