GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Blog

Cultura

Grandes músicas de 2014 que você ainda não ouviu (mas pode baixar de graça)

Por Marcelo Costa, do Scream & Yell*

Se somarmos os views dos maiores hits de 2014 no Youtube, vai passar de 1 bilhão. Já a lista abaixo não passa dos 35 mil views. Só que música não é matemática, e muita coisa genial que vem sendo produzida no Brasil anda se instalando em nicho devido à falência das rádios, ao desinteresse das TVs e à preguiça das gravadoras. O que queremos aqui é jogar luz sobre 11 grandes canções que levam a 11 álbuns disponibilizados gratuitamente pelos próprios artistas em seus sites oficiais. Nenhuma delas foi primeiro lugar nas paradas de sucesso, mas são tão boas quanto as que foram (em muitos casos, até melhores). Divirta-se.

 

1. Charme Chulo – Meu Peito é Um Caminhão Desgovernado

Cinco anos após o segundo álbum, “Nova Onda Caipira”, o quarteto curitibano Charme Chulo retorna com o disco duplo “Crucificados Pelo Sistema Bruto” – que traz no título referência tanto a Ratos de Porão e seu “Crucificados Pelo Sistema” (1984) quanto a Chitãozinho & Xororó e seu CD “Aqui o Sistema é Bruto” (2004) –, um álbum bancando por crowdfunding e que, entre várias canções memoráveis, traz o épico de mais de 9 minutos “Meu Peito é Um Caminhão Desgovernado”, que junta frases de para-choque com reflexões sagazes do cenário roqueiro nacional, definindo de modo brilhante: “Hoje o rock anda frouxo demais”.

Download gratuito

 

2. Meia Dúzia de 3 ou 4 – Maquiavel Para Crianças

No Facebook da banda, eles se definem assim: “Uma bandinha ligeiramente paulistana que transa MPB, não tão P, mas muito B. Há quem diga que pra M falta muito”. O sambinha delicioso “Maquiavel Para Crianças” é uma das faixas reluzentes do terceiro álbum do grupo, e narra a história de um garoto que cola em um rapaz na mesa de um boteco e faz um pedido inusitado. O resultado é uma canção para cantar, cantar e cantar. E sambar. Se você gostar dessa corra para ouvir “Pré-Pagode”…

Download gratuito

 

3. Gustavo Galo – Cama

Uma das grandes canções presentes no segundo disco do Cérebro Eletrônico, “Deus e o Diabo no Liquidificador”, de 2010, ganha uma versão sublime de Gustavo Galo (integrante da Trupe Chá de Boldo), que começa nua, voz e violão e recebe um delicado arranjo de trompete. Está presente no álbum “Asa”, estreia solo de Gustavo após oito anos de estrada. Outros dois bons momentos do disco: “Tomara” e “Seresta”.

Download gratuito

 

4. Lestics – Um Jeito Especial de Dar Errado

Esse grupo paulistano lançou em 2014 seu sexto disco, “Seis”, mas continua sendo um segredo compartilhado por poucos. No começo eles eram um duo folk e, com o tempo, foram incorporando instrumentos e aprimorando o som, como mostra a balada classuda “Um Jeito Especial de Dar Errado”, um dos destaques do novo disco (preste atenção nas belas letras de Olavo Rocha) ao lado de “Desvario”, que aconselha: “Tudo o que você precisa é dar um passo”.

Download gratuito

 

5. Trummer Super Sub América – Salve a América do Sul

Fábio Trummer está à frente da banda Eddie há 25 anos, e decidiu em 2014 se juntar aos jovens Dieguito Reis e Luca Bori, da banda Vivendo do Ócio, nesse projeto pós-punk inspirado na visão afiada de Eduardo Galeano, uruguaio que dissecou a condição histórica e econômica latino-americana em mais de 40 livros. Um disco para se ouvir do começo ao fim.

 Download gratuito

 

6. ruído/mm – Penhascos, Desfiladeiros e Outros Sonhos de Fuga

O nome da banda é ruído/mm (leia-se “ruído por milímetro”) e eles são de Curitiba. “Penhascos, Desfiladeiros e Outros Sonhos de Fuga” é a faixa que encerra o quarto trabalho da banda, o climático “Rasura”, lançado pelo selo paulistano Sinewave, um grande disco que segue na missão de tirar a banda do gueto post-rock/experimental.

Download gratuito

 

7. Marcelo Perdido – Meu Maravilhoso Amigo Meu

Após estrear com a banda Hidrocor no álbum “Edifício Bambi”, em 2012, Perdido vira uma nova página em sua carreira com o lançamento de seu primeiro disco solo, “Lenhador”, que conta com produção de João Erbetta (Los Piratas) e Felipe Parra (Hidrocor). “Meu Maravilhoso Amigo Meu” é um dos vários clipes já lançados para divulgar o disco.

Download gratuito

 

8. Anelis Assumpção – Song To Rosa

Canção presente em “Anelis Assumpção e os Amigos Imaginários”, segundo disco solo da cantora e compositora paulistana (que mantém no currículo outros dois álbuns com o grupo DonaZica), “Song To Rosa” conta a história (real) de uma mulher que se casou e, no meio da festa, decidiu ir ao cinema, “pois não se pode perder a sessão marginal”, e é uma das várias grandes canções do disco.

Download gratuito

 

9. Camila Garófalo – Sobras

Uma das revelações de 2014, a inquieta ribeirão-pretana Camila Garófalo surpreende num álbum – produzido em conjunto com Dustan Gallas, Bruno Buarque, Thiago França e Danilo Prates – que valoriza aquilo que ela tem de melhor: seu timbre de voz forte que ganha ainda mais impacto com sua interpretação entregue, apaixonada.

Download gratuito

 

10. O Terno – Eu Confesso

Um dos grandes nomes da cena paulistana atual (com presença confirmada no Lollapalooza Brasil 2015), O Terno surge com um álbum – bancado via crowdfunding – repleto de canções que fotografam a classe média paulistana sem soar previsível. Daqueles discos para se ouvir prestando atenção no encarte.

Download gratuito

 

Extra: uma versão

Lançado em março visando homenagear o álbum “Alucinação”, de Belchior, o tributo “Ainda Somos os Mesmos” reuniu vários nomes da nova geração da música brasileira relendo – de forma bastante pessoal – canções do compositor cearense, e é aberto com uma versão repleta de guitarras (a lá Teenage Fanclub) de “Apenas Um Rapaz Latino Americano”, assinada por Dario Julio & Os Franciscanos (projeto que une Dary Jr., ex-Terminal Guadalupe, com Manoel Magalhães, da banda Harmada). Participam do tributo nomes como Nevilton, The Baggios, Phillip Long, Bruno Souto e Transmissor, entre outros.

Download gratuito

 

*Marcelo Costa foi especialmente convidado para fazer parte da Retrospectiva 2014 SUPER

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s