GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Blog

Cultura

Trilha sonora da Copa: projeto transforma partidas do mundial de futebol em disputas musicais  

Nada de Claudinha Leitte e Pitbull. Para quem está em ritmo de Copa do Mundo, a melhor trilha sonora é a que reúne craques do mundo inteiro. Apostando em polifonia, o especial Mundialbum, idealizado pelo projeto Invasões Bárbaras, se inspira nas partidas do mundial de futebol para colocar frente a frente músicos dos países que disputam a competição, construindo um álbum de figurinhas musicais.

“O Mundialbum é uma coleção de artistas que criamos para os países que vieram à Copa. Começamos a pensar numa forma de integrar a música em um contexto também visual e daí surgiu a ideia das figurinhas”, conta o jornalista e radialista Igor Costoli, um dos idealizadores do projeto. A equipe decidiu montar um “pacote de figurinhas da música” para cada jogo. Dessa forma, todos os países que participam da competição são representados de forma igual na primeira fase e as seleções que mais avançam acumulam mais figurinhas.

Ao todo, o especial vai reunir 128 faixas diferentes para carimbar o passaporte sonoro. Só na fase de grupos foram 48 duelos musicais, com duas “Figurinhas da Música” de cada país representando as 32 seleções participantes da Copa do Mundo 2014. Você pode escutar a playlist completa da primeira fase clicando aqui.

O especial comemora os oito anos do Invasões Bárbaras, projeto que nasceu como trabalho experimental de quatro alunos da graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. O programa musical, que foi ao ar pela primeira vez em 12 de junho de 2006 na rádio da universidade mineira e desde 2011 pode ser acompanhado online, tem como proposta expandir fronteiras musicais e abrir espaço para sons de diferentes países. Com colaboração do publicitário Thiago Borges, Igor Costoli e o designer Guilherme Almeida são hoje os responsáveis pela pesquisa musical, pela apresentação do programa e também pela produção de conteúdo para o site, em que combinam informação sobre os artistas e uma playlist com músicas de diferentes nações.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s