GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Blog

Newsgames

10 jogos para entender os newsgames no Brasil

A ideia dessa lista surgiu numa aula que dei na Pós-Graduação da PUC-SP a convite do @andredeak. Como o próprio nome já diz, isso não é uma lista dos “melhores” jogos jornalísticos do Brasil. A ideia aqui é traçar uma linha do tempo com evolução das nossas produções. Sentiram falta de algum?

2007. “Nanopops da política internacional”, G1 
Um dos primeiros jogos jornalísticos brasileiros, a missão era observar o rosto dos políticos e descobrir seus nomes.

 

2007. “Stripquiz”, Mundo Estranho
Jogo passa conceitos básicos de educação sexual.  A cada resposta certa sobre temas como DSTs ou gravidez, a modelo tirava uma peça de roupa.


2007
. Soviets: O Quebra-Cabeça vermelho, Aventuras na História

Encaixe os países nas áreas certas da antiga União Soviética. Se você erra, Borat aparece para tirar sarro da sua cara.


2008.
“CSI – Ciência Contra o Crime”, Superinteressante

Primeiro newsgame da SUPERINTERESSANTE, CSI colocava o jogador na pele de um policial forense que deveria desvendar um assassinato. Estava interligado com a matéria de capa da edição de outubro de 2008 e era todo baseado em apuração jornalística. Um salto de complexidade nas produções nacionais.


2008.
Game das Eleições, Uai
 Seguindo os modos do “Candidate Match Game”, jogo convocava o internauta a responder uma série de perguntas para descobrir qual candidato a prefeito tinha mais a ver com ele. A Veja lançou um teste no mesmo ano, também inspirado no jogo do USA Today.


2009
. “Desafio dos Craques”, Estadão

Versão online do clássico “Supertrunfo” traz duelos de jogadores que disputavam o Brasileirão. Em 2011, o Estadão lançou um novo card game mais trabalhado chamado “Supercrise”.


2011.
“Como funciona a bateria da escola Grande Rio”, IG

Infográfico interativo no qual você pode comandar uma escola de samba. Dá ao jogador controle das seções rítmicas e se encaixa na definição de Ian Bogost de “game infografado”, onde você brinca com os dados.


2011.
“Filosofighters”, Superinteressante

Game de luta, coloca grandes filósofos numa batalha de ideias e introduz noções de Filosofia para o jogador. Foi pensado de forma 360º e incluía infográfico para revista, jogo no site,  perfis de cada filósofo no Twitter, teaser no Youtube e frases d0s pensadores no Tumblr.


2011.
“Missão Bioma”, Globo

Grande jogo que estimula a defesa ambiental, envolvendo conteúdo jornalístico da rede Globo, testes de conhecimento e game online de tabuleiro inspirado no clássico “Plants vs Zombies”. Foi anunciado como o primeiro  newsgame da Rede Globo.


2011.
“Game Farroupilha: O Combate de Barro Vermelho”, RBS

Game de guerra gaúcho recria uma das batalhas mais importantes da Revolução Farroupilha. Mais focado na diversão que na informação, faz referência ao clássico “Age of Empires”.

Veja também:

-Como surgiram os newsgames da Superinteressante

-6 links legais sobre newsgames

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s