GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Animais podem pegar DST?

Animais podem adquirir doenças sexualmente transmissíveis?
Lucas Martinuzzo, Teixeira de Freitas, BA


Cachorro lôco.

Yes we can. Mas, se algum amigo de um conhecido de um colega seu está preocupado porque andou se atracando com um mamífero não-humano sem a devida proteção, ele pode ficar tranquilo: a transmissão ocorre somente entre animais da mesma espécie, e a maioria é causada por protozoários, bactérias ou vírus.

“Não se conhece doenças sexualmente transmissíveis entre espécies diferentes. Os agentes transmissores são específicos para cada espécie”, explica Rodrigo Costa Mattos, professor do Departamento de Medicina Animal da Faculdade de Veterinária da UFRGS. Por exemplo: o herpes genital no ser humano, causado pelo herpes simplex vírus (HSV2), é diferente do exantema coital do cavalo, provocado pelo herpes vírus equino tipo 3.

Ufa.

Vale lembrar que o HIV tem uma história um pouco diferente. “Há suspeitas que o agente da aids (HIV-1) tenha se originado em uma sub-espécie de chimpanzés e tenha sido introduzido na espécie humana quando caçadores foram expostos a sangue infectado. Isso quer dizer que a transmissão não foi causada pela relação sexual inter-espécie”, esclarece o professor.

Em todo caso, fale sempre com seu médico.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Viviane de Jesus

    “…se algum amigo de um conhecido de um colega seu está preocupado porque andou se atracando com um mamífero não-humano sem a devida proteção, ele pode ficar tranquilo.” Não deve nunca ficar tranquilo. Tem que apodrecer com o peso por algo tão sórdido! Humanos só devem transar com humanos. Animais são como crianças e qualquer forma de relação sexual com eles é abuso, e deveria ser crime. Além do mais exite sim dst que pode ser transmitida de cães para humanos e vice-versa.

    Curtir