GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Animais podem pegar DST?

Animais podem adquirir doenças sexualmente transmissíveis?
Lucas Martinuzzo, Teixeira de Freitas, BA

Cachorro lôco.

Yes we can. Mas, se algum amigo de um conhecido de um colega seu está preocupado porque andou se atracando com um mamífero não-humano sem a devida proteção, ele pode ficar tranquilo: a transmissão ocorre somente entre animais da mesma espécie, e a maioria é causada por protozoários, bactérias ou vírus.

“Não se conhece doenças sexualmente transmissíveis entre espécies diferentes. Os agentes transmissores são específicos para cada espécie”, explica Rodrigo Costa Mattos, professor do Departamento de Medicina Animal da Faculdade de Veterinária da UFRGS. Por exemplo: o herpes genital no ser humano, causado pelo herpes simplex vírus (HSV2), é diferente do exantema coital do cavalo, provocado pelo herpes vírus equino tipo 3.

Ufa.

Vale lembrar que o HIV tem uma história um pouco diferente. “Há suspeitas que o agente da aids (HIV-1) tenha se originado em uma sub-espécie de chimpanzés e tenha sido introduzido na espécie humana quando caçadores foram expostos a sangue infectado. Isso quer dizer que a transmissão não foi causada pela relação sexual inter-espécie”, esclarece o professor.

Em todo caso, fale sempre com seu médico.