Clique e assine a partir de 8,90/mês
Oráculo Por Blog Pode perguntar que a redação da SUPER responde: oraculo@abril.com.br

Como eram contados os anos antes de Jesus Cristo?

Por Oráculo - Atualizado em 3 mar 2020, 13h19 - Publicado em 24 abr 2018, 17h17

Como eram contados os anos antes de Jesus Cristo?
Jefferson dos Santos Nogueira, Curitiba, PR

Depende da civilização.

No ano 1 da Era Cristã, Roma estava em 754 do calendário juliano. A contagem se baseava na fundação da cidade italiana e foi instituída por Júlio César em 46 a.C. Desde essa época, ficou convencionado que o ano tinha 12 meses, com uma contagem similar à do calendário gregoriano, instituído na Idade Média e utilizado amplamente no Ocidente até hoje.

Já o calendário hebreu, baseado nos ciclos da Lua, estava em 3760. O marco zero seria a criação do Universo segundo a tradição judaica. O calendário deles também tem 12 meses, mas inclui um 13º em alguns anos – são 7 anos assim a cada 19 para sincronizar os ciclos da Lua com os 365 dias da translação da Terra em volta do Sol.

Os chineses estavam em 2698. A contagem começou no reinado do Huang Di, o Imperador Amarelo, e também é baseada no ciclo lunar, com 354 dias por ano e um mês extra a cada três anos para sincronizar.

Os maias, por sua vez, estavam em 3114, com a data inicial também se referindo à criação do mundo. O ano maia tinha 18 meses de 20 dias.

Outra curiosidade: 4 a.C. é o ano em que Jesus veio à luz – sim, ele nasceu antes de Cristo.

Fontes: Origem e Evolução do Nosso Calendário, de Manuel Marques; Ensino Religioso: Educ. Pró-ativa para a Tolerância, de Marili Bassini; e Cartografia Dinâmica, de Marcello Martinelli

Continua após a publicidade
Publicidade