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Como saber se uma marca é ecologicamente correta?

É verdade que a Adidas usa couro de canguru nas suas confecções? Como saber se uma marca é ecologicamente correta? Cristina Ceccato, Joinville, SC, e Leonardo Laura Xavier, Rio de Janeiro, RJ (galerinha no clima Rio+20, olha só) Você já era, cara. Sim, é verdade. A Adidas faz uso de couro de canguru na fabricação […]

Por Oráculo
Atualizado em 21 dez 2016, 09h08 - Publicado em 21 jun 2012, 17h36

É verdade que a Adidas usa couro de canguru nas suas confecções? Como saber se uma marca é ecologicamente correta?
Cristina Ceccato, Joinville, SC, e Leonardo Laura Xavier, Rio de Janeiro, RJ (galerinha no clima Rio+20, olha só)

Você já era, cara.

Sim, é verdade. A Adidas faz uso de couro de canguru na fabricação de algumas chuteiras de futebol – e não esconde isso.

Por meio da sua assessoria de imprensa no Brasil, o Grupo Adidas declarou, no entanto, que é contra o abate dos cangurus de maneira “desumana e cruel” e diz só trabalhar com fornecedores que respeitam as leis e as regras estipuladas pelo governo australiano.

A outra pergunta é mais complexa. Infelizmente, segundo o Instituto Akatu, que trabalha com a concientização do consumo, ainda não existe um selo ou site com informações que identifiquem marcas ecologicamente corretas – aliás, o instituto recomenda utilizar a expressão “desenvolvimento sustentável”. Seja lá o que isso quer dizer.

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Para conseguir informações sobre empresas mais, ou menos, sustentáveis, o Akatu recomenda pesquisar notícias na internet e em jornais. Outra forma é conferir os relatórios de sustentabilidade divulgados pelas empresas. Ou seja, não facilitam a sua vida, nobre consumidora responsável.

Ainda segundo o Akatu, nenhuma companhia pode ser totalmente sustentável, mas algumas atitudes podem torná-la mais, ou menos, consciente do seu papel social. Respeitar as leis trabalhistas, ser ambientalmente correta no seu modo de produção e trabalhar com fornecedores legalizados já é um bom caminho para ser sustentável.

Mais pragmatismo? Oquei. O Greenpeace tem suas listas. E nós da internet adoramos listas.

A ONG ranqueia empresas de tecnologia de acordo com os seus ambientes virtuais, responsáveis pelo arquivamento e transmissão de conteúdo (a tal nuvem). Segundo a última análise, Apple, Amazon e Microsoft são decepcionantes, pois usam muita energia suja (basicamente carvão, esse highlander da revolução industrial) no serviço.

Do outro lado, Yahoo! e Google tem priorizado a energia limpa, seguidos pelo Facebook, que está correndo atrás após ser listado como uma empresa que não está ligando muito para esse papo de sustentabilidade

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(se interessa, você pode ler mais no PLANETA SUSTENTÁVEL)

Outro ranking do Greenpeace é o Guia de Eletrônicos Verdes, em que a ONG avalia as empresas de acordo com uso de materiais tóxicos, reciclagem e gasto de energia. Na última edição, a HP ganhou com folga, seguida de Dell e Nokia. Na lanterna, estão RIM, fabricante do Blackberry, LG e Toshiba.

Ou seja, seu celular realmente diz muito sobre você.

(crédito da imagem: .robbie)

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